Aparentando estar grávida, jovem de 18 anos é diagnosticada com cisto de ovário de 7kg

A vendedora de 18 anos, Mariana Alves de Oliveira Silva, começou a engordar nos primeiros meses do ano de 2020, e logo associou o ganho de peso à má alimentação. Contudo, dois meses depois ela já estava com quase 8 quilos a mais na balança. Ela não sabia mas estava com cisto no ovário, saiba com SaúdeLab o que é como cuidar?

Mulher tem cisto no ovário que pesa mais que um bebê recém nascido

Mesmo diante da situação de ganho de peso, Mariana não desconfiava que poderia ter algo de errado com a sua saúde. Principalmente, quando o seu abdômen aumentou, visto que para ela todo o seu corpo ganhou medidas a mais.

No entanto, foi apenas em junho daquele ano que ela começou a sentir dores no abdômen e nas costas. Isso acabou impossibilitando ela de realizar pequenas atividades diárias de sua rotina. Deste modo, começou achar que havia algo de errado.

Jovem de 18 anos é diagnosticada com cisto de ovário de 7kg
Jovem de 18 anos é diagnosticada com cisto de ovário de 7kg – Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Uma vez que ele sentia muitas dores e precisava pedir ajuda até para deitar, diante disso ela marcou um médico para saber o que estava acontecendo. Ao chegar para consulta, a primeira pergunta do médico era se ela estava grávida?

O abdômen da jovem estava distendido e como ela falou que não estava, o profissional encaminhou para ultrassom, e notaram que no exame havia um cisto. O susto foi grande, dado que o tamanho dele tomava quase toda a região abdominal.

Nesse sentido, como este tamanho ficava difícil identificar a origem do cisto, se ela estava do lado direito ou esquerdo.

Saiba mais: Mais de 145 latas de alimento em pó a base de plantas para bebês foram recolhidos por contaminação

Cirurgia

Imediatamente, Mariana foi encaminhada com urgência para tomografia para que fosse possível ver com mais detalhes o cisto. No mesmo dia os médicos informaram que ela precisava de uma cirurgia de emergência para remoção do cisto no ovário que estava do lado direito.

O procedimento era de risco pois corria o risco de estourar e gerar uma infecção grave, esperando pelo Sistema Único de Saúde a cirurgia, notou que demoraria. Desta forma, a sua família começou  a se organizar financeiramente para fazer cirurgia em um hospital particular.

No mês de julho ela conseguiu fazer a cirurgia e fez a retirada do cisto, e para surpresa dos médicos ele pesava mais de 7kg e continha aproximadamente 8 litros de líquidos. O procedimento durou cerca de 6 horas e não comprometeu os ovários da jovem, mas, o cisto foi enviado para biópsia. 

Geralmente, os cistos nos ovários são pequenos e não apresenta risco para saúde da mulher, eles podem ocorrer em qualquer momento da vida reprodutiva da mulher. Na maioria dos casos não apresenta sintomas e desaparecem sozinhos em algumas semanas. 

Por fim, um dos principais fatores para surgimento do cisto são fatores genéticos devido ao histórico familiar, assim como desregulamentação hormonal e infecções pélvicas graves. 

Leia também: Atemoia: conheça seus benefícios e os cuidados indispensáveis na hora de consumir

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71