Book Appointment Now
Aprenda como plantar arnica em casa, planta medicinal anti-inflamatória poderosa
Você certamente já deve ter ouvido falar da arnica, uma das plantas medicinais mais famosas do Brasil. Contudo, essa espécie possui variados benefícios, que são desconhecidos por muitos. Veja hoje no SaúdeLab quais são eles e aprenda o passo a passo para fazer um cultivo simples em casa!
Os benefícios da arnica vão além
Combate inflamações
A arnica é uma planta conhecida pelos seus benefícios anti-inflamatórios, que atuam no combate a inflamações da pele e dos músculos. Assim, o chá ou o emplastro feito com as flores pode ser aplicado diretamente no local da lesão. Nesse sentido, é importante fazer um alerta: a arnica deve ser utilizada somente de forma tópica, ou seja, sobre a pele. Isso porque a ingestão da planta pode provocar intoxicação aguda.
Efeito cicatrizante
Dito isso, a arnica pode ser utilizada para a cicatrização de feridas de pele, arranhões, escoriações, cortes ou machucados, exceto se alguma destas lesões for grande demais e atingir a camada substancial da pele. Nesse caso, a aplicação da planta no local deve ser evitada.
Melhora alergias de pele
Do mesmo modo, a arnica também é eficaz para tratar alergias de pele, já que possui ação anti-histamínica. Além disso, por conter uma substância anti-inflamatória chamada helenalina, a planta auxilia no bloqueio da produção de proteínas responsáveis por desenvolverem inflamações nas articulações. Nesse caso, ela é ideal para ser utilizada no alívio de condições como a osteoertrite.
Alívio de tensões
Ademais, a arnica também pode ser utilizada para diminuir a dor e tratar tensões musculares, como torcicolos ou aquelas causadas por atividades físicas. Da mesma maneira, por possuir efeito cicatrizante e analgésico, ela também pode ser uma ótima aliada no tratamento de pontos cirúrgicos, diminuindo a dor e o inchaço do pós-operatório.
Por fim, a arnica também auxilia na diminuição da dor e desconforto de problemas como hemorroidas, varizes, gengivites e furúnculos.
Leia também: Chá de Valeriana: conheça a bebida perfeita para quem deseja relaxar e muito mais
Como cultivar a arnica
A maneira mais simples de cultivar a arnica é através das suas sementes, que podem ser adquiridas em horticulturas ou mesmo pela internet. Acompanhe a seguir como plantar em sua casa essa planta medicinal cheia benefícios para a saúde.
Passo a passo para o plantio
Preparo do solo
A arnica não precisa ser cultivada em solo com material orgânico e também não deve receber fertilizantes. Desse modo, é necessário apenas que o substrato tenha PH neutro e que seja areno-argiloso, dispondo de boa drenagem.
Para efetuar o plantio, basta semear as sementes de arnica de forma superficial no solo, pois estas requerem bastante luz solar para germinarem. Em seguida, cubra-as com uma camada fina de terra ou areia. Por fim, faça uma rega moderada.
Tempo de germinação
Em geral, as sementes de arnica demorar cerca de 30 dias para germinarem. Entretanto, dependendo das condições do solo, esse tempo pode ser prolongar um pouco mais.
Melhor época de plantio
A melhor época para o plantio da arnica é entre o final do verão e início do outono, entre os meses de fevereiro e março.
Regas
A arnica não requer regas frequentes. Assim, basta manter o solo úmido em dias mais quentes e interromper a irrigação nas estações frias.
Luminosidade
A arnica se desenvolve em locais com bastante incidência de luz solar. Assim, cultive-a em um terreno que receba luz direta do sol.
Qual a melhor forma de aproveitar a arnica
A melhor forma de aproveitar a arnica é utilizando o chá preparado com as pétalas da flor como compressa, em locais lesionados ou que apresentem inchaços, alergias, contusões e dores musculares. Nesse sentido, basta colocar 1 colher de chá de pétalas de arnica em 250ml de água já fervida, deixando a mistura descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e mergulhe a compressa no chá ainda quente, colocando-a sobre o local afetado de 2 a 3 vezes por dia.
Nesse caso, é importante salientar: esse procedimento não deve ser efetuado sobre feridas abertas ou que estejam sagrando. Do mesmo modo, a planta não pode entrar em contato com os olhos e nem deve ser ingerida.
Para tratamento de dores de dente e gengivites, é recomendado fazer um bochecho com o chá da planta, tomando cuidado para não o ingerir.
Ademais, o uso da arnica não é recomendado para grávidas e lactantes, pois as substâncias da planta passam da pele para o sangue, e podem intoxicar o leite materno. Além disso, a planta também deve ser evitada por pessoas com problemas no fígado e não deve ser aplicada em crianças menores de 12 anos.
Leia mais: Veja como é fácil cultivar alecrim em casa e aproveite os benefícios em sua saúde
DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa