Quanto de água você deve beber por dia? Aprenda a calcular a medida certa

Confira a importância do hábito de beber água diariamente e como isso impacta em ter mais saúde

Você sabe quanto beber de água por dia? A água é uma das principais bases para nossa sobrevivência e não se deve esperar a sede chegar para se hidratar.

Nosso organismo depende dela para funcionar corretamente, sendo necessário manter um bom hábito de consumo no dia a dia. Contudo, poucas pessoas de fato consomem a quantidade ideal de água necessária para ter uma boa saúde. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar o quanto de água você deve beber por dia.

De antemão, talvez você já tenha o costume de beber água diariamente, mas pode ser que a quantidade que seu corpo precisa esteja errada. Existe uma média de consumo de água que nós devemos adotar, porém isso pode variar de uma pessoa para outra, dependendo de alguns fatores.

Importância da água para o organismo

Saber quanto de água beber ao dia é uma das informações para o funcionamento correto do corpo. Ainda bem que a maioria das pessoas reconhecem a importância da água para nosso corpo, porém não é todo mundo que sabe o porquê isso é tão essencial.

Em média, 70% do nosso organismo é composto por água, a qual é utilizada em incontáveis funções necessárias para a manutenção da saúde. A temperatura corporal, por exemplo, só pode ser mantida através da água.

Algumas estruturas do nosso corpo precisam da água em grandes concentrações para desempenhar suas funções, como o sangue e as articulações. Já órgãos como os rins, pulmões e cérebro, por exemplo, dependem dela para ter um bom funcionamento e desempenho de suas tarefas.

Portanto, a hidratação do corpo através da água é absolutamente necessária para a nossa saúde.

Veja também: Água com gás faz mal? Descubra se substituir o refrigerante por ela é um bom negócio

Quanto beber de água por dia?

Tendo em mente a nossa dependência da água para sobrevivência, é preciso adotar um hábito onde ela seja consumida de forma saudável. Muitos costumam dizer que o ideal é tomar cerca de 2 litros de água todo dia, porém essa medida não é muito precisa.

Dependendo da fisiologia e rotina da pessoa, a necessidade por água pode aumentar ou diminuir.

Para saber a quantidade ideal de água que seu corpo precisa por dia, é preciso multiplicar 30ml de água para cada quilo que seu corpo possui. Entretanto, em dias mais quentes, ou em que você for mais ativo, essa quantidade pode aumentar, ou diminuir em casos contrários.

Sob esse ponto de vista, a cor da urina pode te orientar sob essa necessidade, visto que, caso ela esteja mais escura, significa que você precisa beber mais água.

Água em excesso pode fazer mal

Por fim, se você estiver pensando em beber água constantemente para garantir a saúde, é importante tomar muito cuidado. Assim como a falta de água prejudica severamente o funcionamento do nosso organismo, o excesso dela pode ter o mesmo efeito.

Afinal, nosso corpo precisa de apenas uma determinada quantidade dela para um bom desempenho de suas funções.

Conforme fora dito anteriormente, a água é um componente essencial para o sangue. Entretanto, quando ela está em excesso, ele fica mais diluído, de forma a aumentar o nível de água livre e diminuir os níveis de elementos essenciais, como o sódio.

Dessa forma, a pessoa pode apresentar sintomas como fraqueza, câimbra, náuseas e até edemas. Portanto, novamente, fique de olho na cor de sua urina, pois caso esteja muito claro, é um sinal de excesso.

Leia mais: O que fazer para não ir ao banheiro de madrugada? É grave? Veja como resolver

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação