Arroz é remoso? Saiba se tem problemas consumir na cicatrização

Por mais básico que o arroz seja na nossa alimentação, é preciso tomar cuidado com ele

Muito se fala sobre o arroz e como ele pode afetar a nossa saúde. Ele de fato possui valores nutricionais que são bem preocupantes, ainda mais para certas condições de saúde. Contudo, é bom entender se essas características são suficientes para enquadrar o arroz como alimento remoso. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja se o arroz é remoso, ou se ele não entra nessa classificação.

Algo que precisamos ter em mente é que o arroz é a base da alimentação de quase todo brasileiro. Ele está muito enraizado na nossa cultura e  hábitos alimentares. Logo, se o arroz é capaz de ser ruim para a nossa saúde, ou de ser um alimento remoso, significa que a saúde de inúmeras pessoas pode estar sendo prejudicada por causa dele.

O que constitui um alimento remoso?

Se você conhece alguns exemplos de alimentos remosos, então você provavelmente já notou que a grande maioria deles são ricos em gorduras, carboidratos, açúcar ou óleos refinados. Esse costuma ser o caso de fast-foods, frituras, doces, carnes vermelhas ou embutidas, e similares. Mas o que todos esses compostos e alimentos tem em comum, e que classificam eles como remosos é a sua ação inflamatória.

Sob esse ponto de vista, um alimento remoso pode ser definido como tal se ele possui alguma propriedades que favoreça as inflamações do corpo. Quando desequilibradas, elas podem levar à diversos problemas de saúde. Porém os alimentos remosos em específico costumam estar associados a problemas na cicatrização. Por isso muitos médicos contraindicam alimentos remosos para pacientes que estão sob pós-operatório.

Leia mais: Como deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo? Veja 03 opções imperdíveis

Mas então o arroz é remoso mesmo?

A princípio, o que leva algumas pessoas a pensarem que o arroz é remoso é o fato de que ele é extremamente rico em carboidratos. Este composto por sua vez pode sim ser inflamatório, já que açúcar e carboidratos são quase a mesma coisa. Por outro lado, diferente de doces e fast-foods, que também são riquíssimos em carboidratos, o arroz possui fibras em sua composição, que fazem toda a diferença.

No caso, as fibras são compostos que estão relacionados com o bom funcionamento do intestino. Porém elas também atuam na nossa digestão, reduzindo a velocidade em que os carboidratos de um alimento são digeridos ou absorvidos. Ou seja, elas reduzem o impacto que eles possuem na nossa saúde. Logo, não há como afirmar que o arroz é remoso de fato. Portanto, o arroz não é remoso e pode ser um grande aliado no processo de cicatrização do organismo. Afinal, ele fornece energia de qualidade.

A moderação no consumo não deixa de ser muito importante

Pode parecer contraditório, mas não é porque o arroz contém fibras que os carboidratos dele passam a ser inofensivos, até mesmo porque a quantidade delas não é tão grande. Em quantidades elevadas, os carboidratos ainda podem causar muitos problemas, como diabetes, e levar ao ganho de peso. Ou seja, independente de se o arroz é remoso ou não, ele deve ser consumido com muita moderação sempre.

Leia mais: Ata é remosa? Fique por dentro das propriedades dessa fruta única

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação