Como deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo? Veja 03 opções imperdíveis

Inclua o arroz integral no seu cardápio e aproveite os benefícios

Um dos cereais mais consumidos no Brasil certamente é o arroz. Super versátil e de fácil preparo, o alimento é o par perfeito do feijão, dupla mais que apreciada. Mas você sabia que há tipos mais saudáveis que outros? Pois bem, O SaúdeLab trouxe hoje 3 formas de deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo.

Afinal de contas, muita gente desaprova o sabor do arroz integral e o considera difícil de fazer. Contudo, você verá que ele pode sim ser saboroso e assim, você o consumirá com frequência, aproveitando todos os benefícios para sua saúde.

Formas de deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo

O arroz integral pode ser um dos seus principais aliados para uma vida mais saudável. Isso porque esse tipo de arroz conta com diversos benefícios, o primeiro deles é possuir carboidratos complexos.

Essa característica é super importante para quem tem diabetes, uma vez que o carboidrato complexo apresenta digestão e absorção mais lenta e prolongada, o que ajuda a evitar picos de glicemia; ou seja, altas taxas de glicose no sangue.

Além disso, o arroz integral é rico em fibras, o que torna o alimento uma opção com índice glicêmico moderado. Outra vantagem desse tipo de cereal é sua capacidade de ajudar no emagrecimento, pois não é calórico, diminuição do colesterol, possui propriedades antioxidantes – o que está ligado ao efeito neuroprotetor; isto é, ajuda a prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Portanto, vale super a pena incluir o arroz integral no cardápio, mesmo que não seja todos os dias. Aprenda agora mesmo 3 formas super interessantes para deixá-lo mais gostoso, nutritivo e irresistível.

arroz integral com sementes
Como deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo? Veja 03 opções imperdíveis. Fonte: Canva

1. Refogado simples

Será mesmo que o arroz integral é difícil de ser preparado? Vamos desmistificar essa ideia, mas antes é realmente preciso admitir que esse tipo de arroz precisa de um tempo maior para ficar cozido.

Desse modo, nossa primeira sugestão para fazer o arroz integral e deixá-lo mais gostoso e nutritivo é fazendo um refogado bem simples e que fará total diferença na receita final.

Então, separe dentes de alho, cebola roxa e cenoura. A quantidade vai variar de acordo com a quantidade de arroz que você usará. Assim, você deve descascar os ingredientes, picar o alho e a cebola e ralar a cenoura. Refogue bem em óleo ou azeite, acrescente o arroz, misture tudo e adicione, por fim, água fervente para cozinhar o arroz.

arroz integral com cenoura
Experimente essa opção de arroz intral gostoso com cenoura. Canva Pro

2. Use açafrão

O açafrão é outro ingrediente rico em antioxidantes e propriedades benéficas à saúde. Ademais, ele deixa o arroz com uma cor linda e superatrativa, despertando o paladar.

Você pode seguir a receita anterior e adicionar o açafrão na água fervente ou então pode colocar o açafrão na água e colocá-la para ferver. Em seguida, adicione o arroz, o sal e um fio de azeite. Deixe cozinhar e aproveite depois ainda quentinho.

3. Aproveite a linhaça para deixar o arroz integral mais gostoso

Nossa última sugestão para fazer um arroz integral saboroso é usando linhaça. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz integral;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada;
  • 3 dentes de alho;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 fio de azeite ou 1 colher de chá de manteiga.

Prepare da seguinte maneira:

  • Refogue o arroz com todos os ingredientes;
  • Em seguida, adicione a água em fogo baixo e deixe cozinhar;
  • Por fim, sirva com proteína, legumes e o que mais desejar.

Leia também: Jantar saudável pronto em 15 minutos não é sonho; confira 03 opções fáceis e gostosas

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação