Quer melhorar o equilíbrio? Veja 5 atividades físicas que são ótimas para isso

Fique por dentro das atividades físicas mais benéficas para o equilíbrio

Os exercícios físicos são um dos grandes pilares para a manutenção de uma boa saúde. Através deles, somos capazes de desenvolver nosso corpo e mantê-lo ativo. Ademais, existem determinadas atividades físicas que oferecem benefícios para o nosso senso de equilíbrio, um fator determinante para nossa vivência e bem-estar. Sendo assim, venha com o SaúdeLAB e fique por dentro desta 5 atividades físicas que são ótimas para melhorar o equilíbrio.

Atualmente, a nossa rotina tem ficado cada vez mais agitada. Com isso, por mais que seja difícil de perceber, dependemos constantemente de uma boa noção de equilíbrio e centro de gravidade. Logo, treinar o equilíbrio através de atividades físicas é uma prática essencial para todos, e dependendo do seu setor de serviço, essa habilidade precisa estar sempre em dia.

Importância do equilíbrio no dia a dia

Primeiramente, antes de falar sobre algumas das atividades físicas que melhoram o equilíbrio, é importante entender a importância desse fator para nossa vivência. No caso, podemos definir o equilíbrio como a capacidade de mantermos nosso corpo na posição que quisermos através da nossa movimentação, sem sermos impedidos pela força da gravidade ou outros fatores.

Conforme fora dito, uma rotina agitada pode fazer com que seja difícil perceber os incontáveis momentos que dependemos do equilíbrio para cumprir determinadas tarefas. Porém, precisamos ter uma noção de equilíbrio constante para que possamos nos locomover e movimentar livremente. Tal noção está relacionada ao nosso centro gravitacional e partes sensoriais do nosso corpo, e pode ser treinada através de certas atividades físicas.

Quer melhorar o equilíbrio? Veja 5 atividades físicas que são ótimas para isso
Quer melhorar o equilíbrio? Veja 5 atividades físicas que são ótimas para isso. Foto: Canva PRO

Atividades físicas para treinar a estabilidade

  • Slackline: apesar de não estar entre as atividades físicas mais populares, cada vez mais pessoas têm buscado praticar slackline. Esse exercício se consiste, basicamente, em uma corda bamba esportiva, onde o praticante deve percorrer uma determinada distância em cima de uma faixa suspensa. Ou seja, a atividade acaba sendo uma das melhores opções para melhorar o equilíbrio.
  • Yoga: essa atividade se baseia na realização de diversas posições e movimentos. Através deles, podemos desenvolver a flexibilidade do nosso corpo, bem como a noção de equilíbrio.
  • Meditação: diferente do que muitos pensam, a meditação não oferece benefícios apenas para a nossa mente. Ela também é capaz de treinar e regular nossa respiração, e ajuda a desenvolver o equilíbrio, sendo umas das melhores opções de atividades físicas.
  • Pilates: o principal objetivo das aulas de pilates é o fortalecimento dos músculos e articulações. Com isso, a atividade promove uma grande melhoria na nossa postura e movimentação. Consequentemente, o nosso equilíbrio acaba sendo muito beneficiado.
  • Natação: além de ser uma atividade que não exerce impacto, já que é praticada na água, a natação promove o relaxamento dos músculos, e melhora o equilíbrio e postura.

A academia pode ajudar a melhorar o equilíbrio?

De antemão, quando se fala de academia, costumamos pensar nos aparelhos e em levantamento de pesos. Estas práticas até podem beneficiar o equilíbrio, através de melhorias na postura e musculatura. Contudo, se seu objetivo principal é justamente aprimorar seu equilíbrio, o ideal é aproveitar o ambiente da academia para outros tipos de atividades físicas. A prática de movimentos e posições, como a elevação dos calcanhares, pode ser mais proveitosa nesse quesito.

Leia mais: Conheça atividades físicas para tratar incontinência urinária de maneira segura

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação