Bacon é remoso? Saiba tudo sobre seus efeitos na saúde debilitada

Por mais saboroso que o bacon seja, ele apresenta alguns problemas bem graves

Sem dúvidas, é quase impossível encontrar uma pessoa que não goste de bacon. Pouquíssimas carnes são tão saborosas e versáteis quanto o bacon, e por isso ele e tão presente na cozinha. Entretanto, ele infelizmente sofre com problemas bem graves do ponto de vista nutricional. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o bacon é remoso, e quais são os malefícios dele para a saúde.

A princípio, as carnes vermelhas no geral são problemáticas para a saúde do nosso organismo em alguns aspectos. Mas a gravidade disso parece ser maior para as carnes de porco em específico, e o bacon infelizmente é um dos principais exemplos. Por isso é tão importante conhecer as propriedades e efeitos dele no corpo, e entender se o bacon é remoso de fato ou não.

Principais problemas do bacon para a saúde

Um dos defeitos mais preocupantes do bacon, e que poucas pessoas conhecem, é a sua grande quantidade de aminas heterocíclicas, especialmente no bacon frito, e de conservantes. Ambos os compostos estão associados ao aumento no risco de desenvolvimento de cânceres. Ou seja, o bacon pode ser considerado um alimento cancerígeno, ainda mais se for consumido em excesso.

Agora, passando para os problemas mais óbvios do bacon, precisamos falar sobre a sua riqueza em gorduras saturadas. Elas são responsáveis por aumentar os níveis de colesterol, formar placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, e elevar muito o risco de infartos, AVCs e outras doenças cardiovasculares. Sem falar que o excesso de gorduras também leva ao ganho de peso.

Leia mais: Carne de porco faz mal para inflamação? Saiba se é mito ou verdade

E o bacon é remoso mesmo ou isso é mit0?

Primeiramente, para responder se o bacon é remoso, antes é necessário entender o que é um alimento remoso. De maneira geral. Essa classificação engloba toda comida que é inflamatória para o organismo. E um dos principais compostos responsáveis por deixar um alimento inflamatório são as gorduras. Ou seja, com base nisso, podemos afirmar que o bacon é remoso sim.

Mas o que isso significa? Bem, como o bacon é remoso, significa que ele causa inflamações no corpo. Isso pode causar desde doenças inflamatórias, como a gastrite ou hepatite, até problemas de cicatrização na pele. Inclusive, essa capacidade de afetar a cicatrização da pele faz com que o bacon e outros alimentos remosos sejam altamente contraindicados para pessoas com ferimentos na pele, ou que fizeram tatuagem recentemente.

Existe algumas forma de consumir o bacon com segurança?

Uma das maneiras de contribuir para que o bacon seja menos prejudicial é evitando fritar ele. Submeter essa carne à altas temperaturas faz com que a quantidade de aminas heterocíclicas aumenta consideravelmente. Fora isso, outro cuidado importante é a quantidade do bacon em si. Ele nunca deve ser a carne principal do prato, e sim um complemento, e em porções pequenas. Seguindo essas dicas, e tendo muita moderação, o bacon é bem mais seguro.

Leia mais: O que é mais saudável: presunto ou mortadela? Desvende este mistério

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação