Book Appointment Now
Bebê de 1 ano realiza cirurgia para retirar feto de irmão gêmeo do cérebro (FOTO)
A revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, compartilhou um caso raro de uma menina de um ano de idade que teve o feto de sua irmã gêmea removido do seu cérebro. A cirurgia ocorreu na China, para evitar que ele causasse dificuldades cognitivas. O SaúdeLab explica sobre este caso, entenda!
Feto foi encontrado dentro do cérebro de uma criança de 1 ano de idade
Segundo a publicação, a bebê teve que passar por uma cirurgia para retirar o feto do crânio, visto que ela tinha atraso motor e hidrocefalia. Essa condição ocorre devido ao acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro e pode causar dificuldades cognitivas. Como consequência observou-se perda da coordenação motora e comprometimento da visão.
Contudo, os médicos do Hospital Huashan da Universidade de Fudan, em Xangai, disseram para o tabloide Daily Star, que o feto continuou crescendo. Ele ficou meses desenvolvendo os membros superiores, ossos e unhas graças a uma condição conhecida como “feto no feto”.
Nesse sentido, foi possível ver através de tomografias computadorizadas que o irmão não nascido ficou pressionado contra o cérebro. Ele continuou sobrevivendo um ano após o parto porque compartilhou o mesmo suprimento de sangue da irmã.
Ademais, casos como estes foram cerca de 200 casos documentados, mas, 18 deles ocorreram dentro do crânio. Essa mesma condição já foi identificada na pelve, boca, intestinos e escroto.
Para entender, especialistas ouvidos pelo portal Uol, explicaram que este problema acontece quando gêmeos idênticos são formados quando um óvulo se divide. Assim não conseguem se separar do útero, esta condição não tem comprovações sobre a causa do desenvolvimento do feto no feto.
Saiba mais: Divulgado o laudo de mulher que deu à luz gêmeos aos 54 anos e não resistiu
Gêmeo parasita
Um caso semelhante aconteceu também em uma jovem de 17 anos, a indiana sentiu dores abdominais e foi para hospital. As dores não eram comuns, uma vez que os médicos descobriram que os sintomas se tratavam de um parasita, o feto da sua irmã gêmea.
Com isso a jovem teve que passar por uma cirurgia, e os médicos removeram a massa de 30x16x10 centímetros que estava em seu fígado. Por fim, a diferença deste caso para o da criança de 1 de idade é que o feto estava no cérebro e da indiana está próximo do fígado. E o mais impressionante foi o tempo que este gêmeo parasita ficou na jovem.
Leia também: Seu olho treme? Saiba por que isso acontece e quando é preciso ir ao médico