Beber cerveja aumenta o colesterol mesmo? Saiba se há alguma relação

Entenda se a cerveja pode ou não afetar os níveis de colesterol do nosso organismo

Gosta de tomar uma gelada, mas tem dúvidas se beber cerveja aumenta o colesterol? Sem dúvidas, é difícil rejeitar uma cerveja bem gelada, ainda mais em festas ou no happy-hour com os amigos.

O problema é que ela não é uma bebida muito saudável, e acredita-se que os riscos do seu consumo sejam maiores para quem tem o colesterol elevado. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se beber cerveja aumenta o colesterol e saiba se há alguma relação.

A princípio, costumamos pensar que as bebidas alcóolicas são um problema apenas para o nosso fígado, justamente por causa do álcool, que é tóxico para o órgão. Entretanto, esse tipo de bebida oferece diferentes tipos de malefícios, ainda mais no caso da cerveja, que é uma bebida fermentada.

Resta saber se o aumento do colesterol faz parte ou não desses malefícios para a saúde.

Tomar cerveja aumenta o colesterol mesmo?

Ao contrário do que somos levados a pensar, o colesterol por si só não é um problema para a saúde. Mas quando ele é elevado demais, especificamente o LDL, que é popularmente chamado de colesterol ruim, ele passa a favorecer o depósito de gorduras no corpo.

Isso leva à inúmeros problemas cardiovasculares, especialmente a longo prazo, reforçando a importância de tomarmos cuidado com os níveis de colesterol.

Conforme fora dito, o álcool é uma substância comumente associada com danos hepáticos. Entretanto, por incrível que pareça, ele também está ligado à elevação do colesterol. Logo, o consumo de cerveja aumenta o colesterol de fato.

Mas para a cerveja em específico existe um agravante nesse problema, que é a sua riqueza em carboidratos. Eles costumam contribuir ainda amis para o aumento do colesterol, e portanto o consumo da cerveja deve ser moderado.

Bebidas alcóolicas no geral deve ser consumidas com muito cuidado

Tendo em mente que a cerveja aumenta o colesterol por causa da presença de álcool, então consequentemente as bebidas alcóolicas como um todo representam um risco para quem tem colesterol alto. Sendo assim, sempre que for sair para beber, não exagera nas quantidades.

No caso de bebidas fermentadas, como é o caso da cerveja, esse cuidado deve ser ainda maior, por causa do risco extra oferecido pelos carboidratos.

Muitos alimentos também elevam o colesterol

Por fim, agora que você sabe que a cerveja aumenta o colesterol, não podemos deixar de falar um pouco sobre os alimentos que possuem essa mesma capacidade. Na realidade, é a nossa alimentação do dia a dia, juntamente com alguns hábitos de vida e fatores genéticos, que costuma ser o principal responsável pelo aumento do colesterol.

No caso, geralmente os primeiros alimentos que nos vem em mente nesse tópico são aqueles ricos em gorduras. Contudo, se a cerveja aumenta o colesterol também pela presença de carboidratos, alimentos com muito açúcar e outros tipos de carboidratos também terão esse efeito.

Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns dos principais alimentos que aumentam os níveis de colesterol do organismo:

  • Fast-foods
  • Carnes suínas
  • Leite integral
  • Frituras
  • Carnes bovinas gordas
  • Laticínios
  • Carnes embutidas
  • Chocolate e achocolatados
  • Doces industrializados

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação