Book Appointment Now
Benefícios da aroeira: saiba o que essa planta medicinal pode fazer pela sua saúde
A aroeira, de nome científico Schinus terebinthifolius, é uma planta bastante popular no Brasil, e pode ser encontrada nos biomas da região, como na Mata Atlântica. Aliás, originária da América do Sul, a erva também é encontrada como “pimenta rosa”, “aroeira mansa”, ou “aroeira vermelha”. Então, saiba tudo sobre o assunto com o SaúdeLab.
Características da Aroeira
Essa planta é bastante conhecida pelos seus vários benefícios para a saúde. Assim, seus consumidores buscam resolver problemas urinários, respiratórios, gastrointestinais e também casos de febre. Porém, vale lembrar que existe a “aroeira brava”, a qual deve ser evitada, por seu uso causar uma série de problemas.
A aroeira é uma planta perene, bem encorpada, ramificada, com troncos de casca grossa e frutos vermelhos. Aliás, esses frutos são numerosos mas possuem apenas uma semente, a qual pode ser usada para fabricação de óleos essenciais aromáticos.
Vale lembrar que os frutos da aroeira podem substituir a pimenta-do-reino, devido ao seu sabor levemente picante. Inclusive, sobre seu desenvolvimento, é resistente à variação de temperaturas, escassez de água e cresce em solos pobres. Sua altura pode chegar a alcançar 10 metros.
É de grande importância mencionar a Lithraea molleoides, ou “aroeira brava”, a qual possui os frutos brancos e suas folhas podem causar várias reações alérgicas. Assim, apesar de também ter propriedades medicinais, deve ser evitada.
Veja também: Conhece a Losna? Descubra benefícios, como usar e efeitos colaterais
Quais são os benefícios?
A aroeira pode ser utilizada em diversas situações. Seus benefícios auxiliam pessoas que procuram ação diurética, anti-inflamatória, cicatrizante, entre outras. Veja alguns benefícios da aroeira:
- auxilia no tratamento de doenças respiratórias, devido à substâncias presentes no seu caule;
- é antioxidante, colaborando para a saúde da pele;
- sua ação anti-inflamatória trata problemas como artrite, infecção urinária ou edemas;
- controla a secreção de ácido clorídrico, sendo boa para pessoas com gastrite;
- ajuda a eliminar pedras nos rins, com sua ação diurética;
- diminui a febre;
- protege a parede do estômago, evitando úlceras;
- tem efeito calmante, podendo ser uma boa opção para pessoas ansiosas ou com insônia;
- ajuda a interromper a diarreia;
- ajuda no processo de digestão, por sua concentração de fibras;
- ação antibacteriana, inclusive contra a conhecida bactéria H. pylori.
Saiba como usar a aroeira
A forma tradicional de consumir a aroeira é pelo seu chá. Assim, para quem deseja tratar problemas de tosse ou febre, é recomendável usar cerca de 100 gramas da planta para 1 litro de água. Já quem deseja a ação cicatrizante, sendo na pele ou no estômago, pode usar a casca cozida.
Pode ser feito, também, o banho de assento com as folhas, que é indicado para tratar infecções, como cistite. Assim, usa-se 20 gramas da casca para 1 litro de água. É possível encontrar cremes ou pomadas com aroeira em sua composição, para casos de inflamações genitais.
Os efeitos colaterais
Se consumida em excesso, a aroeira pode ter efeito laxativo e causar sintomas como dor de cabeça e enjoo. Caso seja feito uso da “aroeira brava”, podem ser desencadeados efeitos alérgicos, como dermatite, ou consequências mais severas.
Quem não deve utilizar
- grávidas;
- lactantes;
- crianças;
- pessoas com pele sensível;
- pessoas com problemas gastrointestinais, sem uma recomendação médica.
Veja também: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar