Big Brother Brasil: O reality é milimetricamente pensado para gerar estresse, afirma estudo

Participantes suportam a falta de privacidade, medo do cancelamento, fome e sono sem qualidade por prêmio em dinheiro

O Big Brother Brasil (BBB), o reality show campeão em receita da Rede Globo, foi milimetricamente pensado para gerar estresse nos participantes. Essa é a conclusão de um estudo promovido por psicólogos, arquitetos, decoradores e produtores de televisão, divulgado durante o webinar “A magia da TV”, no YouTube.

No BBB, que tem duração aproximada de três meses, os 22 participantes são confinados e privados de informações do mundo exterior. Além disso, vigiados por câmeras 24 horas, até durante o banho, sabem que serão exibidos por pay-per-view em tempo real. Assim sendo, ganha quem souber conquistar a simpatia do público. Entenda mais aqui, no SaúdeLAB.

Luz, câmera e estresse

Segundo o conglomerado de profissionais, alguns pontos são críticos para a manutenção da tensão e estresse do jogo: O ambiente, a privação do sono, bem como a iminência de receber punições e ser eliminado. Por outro lado, a grande motivação é o prêmio em dinheiro e a exposição em rede aberta, bem como o aumento de seguidores nas redes sociais.

A casa do BBB veio ainda mais carregada em cores e elementos nessa edição, até os participantes perceberam. Entretanto, tudo é proposital, inclusive a poluição visual e o predomínio dos tons quentes, como vermelho e amarelo. A permanência prolongada em ambientes tão estimulantes, causam cansaço e influenciam no humor dos concorrentes.

Da mesma forma, a falta de janelas dentro da casa serve para perder a noção de tempo. Finalmente, a ausência de armários, que obriga os competidores a espalhar suas malas no chão dos quartos, com as roupas amontoadas, causa desconforto.

Concomitantemente, a luz artificial dentro da casa, necessária para a captação de imagens, desregula o ciclo circadiano e deixa os Brothers nervosos. Os níveis de produtividade mudam, o sono é alterado e o sentimento de angústia, estimulado.

Ciclo circadiano é o ritmo em que o organismo funciona dia e noite, de acordo com a luz, coordenando os sistemas mentais e físicos, picos de energia e de cansaço. Logo, a claridade do amanhecer estimula a liberação de cortisol, o hormônio que desperta. Ao anoitecer, há produção de melatonina, responsável pelo relaxamento e do sono.  Quando o corpo perde a referência de tempo, o sono não tem qualidade e a consequência é o estresse.

Toda essa sobrecarga de informações fará os ânimos se exaltarem e conflitos começarem por bobagem, o que garante o sucesso do programa. A cantora Manu Gavassi, participante da edição 20, declarou no programa que jamais poderia imaginar que brigaria com os confinados por “biscoitos e goiabada”.

Leia mais: BBB: quais participantes aproveitaram a fama e mudaram a aparência?

Competitividade, ego e estresse

Estresse e BBB.
Estresse e BBB. Foto: Dibulgação

A fim de deixar claro aos participantes que o prêmio vai para apenas um deles, são aplicadas provas semanais valendo a liderança e vantagens no jogo. A rivalidade é realimentada em uma dinâmica chamada “Jogo da Discórdia”, onde os jogadores são obrigados a se posicionar de forma polêmica. Enquanto isso, precisam fazer alianças para fugir dos votos para a eliminação. Com efeito, sentimentos tão antagônicos causam ansiedade.

Até os relacionamentos românticos, que poderiam servir de válvula de escape dentro da casa, parecem ter um peso maior. Enquanto “do lado de fora”, encontros podem não ter continuidade, dentro da casa do BBB é preciso continuar a convivência. Eslovênia Marques, da edição passada, definiu bem: “Beijei o Lucas na festa e no restante do programa vivemos como  casados”, desabafou a influencer, que confessa ter perdido o foco do jogo.

O maior medo dos jogadores, porém, é o cancelamento. Uma fala polêmica ou até mesmo uma postagem antiga nas redes sociais pode motivar o público a votar sua saída. Segundo o estudo, o medo de ser rejeitado pode levar a crises de ansiedade e até ao estresse pós-traumático, dependendo da reação do público.

Portanto, antes de participar do programa, é necessário um longo preparo psicológico para garantir a sanidade mental.

Continue a leitura: “Cara de Sapato” tem crise de ansiedade e recebe auxílio de médica no Big Brother Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação