“Cara de Sapato” tem crise de ansiedade e recebe auxílio de médica no Big Brother Brasil

O lutador de MMA recebeu apoio de Amanda, sua colega de confinamento, "respira, vai passar"

O lutador de artes marciais mistas, Antônio Carlos “Cara de Sapato” Júnior, enfrentou uma crise de ansiedade no reality show Big Brother Brasil, nesta quarta-feira (18). Assinantes do pay-per-view puderam acompanhar ao vivo quando o participante desabafou com Amanda, sua colega de programa “está vindo [a crise de ansiedade]. Estou com medo de não segurar”, confidenciou o lutador, que já passou por episódios de síndrome do pânico durante a carreira.

Antônio enfrentava sua segunda noite de confinamento no programa e pareceu abalado depois de uma dinâmica chamada “Jogo da Discórdia”. Amanda, que é médica, prontamente acolheu o ‘brother’. “Me dê sua mão”, “respira”, “fica calmo”, foram algumas das frases repetidas pela participante. Logo a crise passou e o lutador adormeceu.

Gerenciando crises de ansiedade como a do “Cara de Sapato”

Para muitas pessoas, momentos de incerteza podem desencadear sentimentos de ansiedade, preocupação e confusão. Então, estar em um ambiente novo, com pessoas desconhecidas e o clima de competição desestabilizaram o lutador.

Por isso, quando Antônio reconheceu a crise de ansiedade chegando e decidiu dividir com Amanda, ela o ajudou a compreender que é completamente normal sentir a tensão do desconhecido. Além disso, a ansiedade pode realmente aumentar em resposta aos esforços para ignorá-la ou reprimi-la.

A psicologia indica que, ao sentir a próxima onda de ansiedade chegando, o mais eficiente é reconhecê-la e aceitá-la como uma parte razoável da experiência. Curiosamente, quanto mais você for capaz de enfrentar os sentimentos de ansiedade no momento, menos ansiedade sentirá com o tempo.

Leia mais: Chá para ansiedade: confira 7 opções que podem te ajudar nas crises

Respirar

cara de sapato
Amanda, que é médica, ajuda o participante a sair da crise de ansiedade (Foto: TV Globo/Reprodução)

Assim, a médica diz para o participante “respirar”, ou seja, inspirar e expirar lenta e profundamente, a fim de diminuir o estresse e fornecer mais oxigênio ao cérebro, aumentando a concentração. Isso diminui a sensação de asfixia, dor no peito, assim como a dificuldade de respirar.

Outras opções para o alívio da ansiedade são caminhada, correr ou andar de bicicleta, por exemplo.  Afinal, a prática de exercícios libera os produtos químicos do bem-estar no corpo, resultando em uma resposta imunológica saudável.

Continue a leitura: Técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos: faça em qualquer hora e lugar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação