Bolo é remoso ou não? Entenda seus efeitos na saúde debilitada

Dependendo do tipo e do quanto você consome, o bolo pode ser um grande problema

Quase todo tipo de comemoração pede por um bolo, e mesmo quando não há o que celebrar, ele ainda ótimo para o café da tarde. Talvez isso se dê pelo fato de que ele é uma sobremesa muito versátil, visto que existe uma enorme variedade de sabores de bolo. Porém, não podemos nos esquecer que ele é um doce. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar se o bolo é remoso ou não, e te apresentar os malefícios que ele oferece.

Além de variar em sabor, também existem diferentes tipos de bolo. Eles podem ter ou não recheio, serem cobertos ou não de calda, e por aí vai. Essas características, bem como o próprio sabor do bolo, fazem toda a diferença nos efeitos que ele pode ter na nossa saúde. Portanto, compreender se um bolo é remoso, e as consequências do consumo dele, é algo mais complicado do que parece.

O que seria um alimento remoso?

De antemão, um alimento recebe a classificação de remoso quando ele exerce alguma ação inflamatória no nosso organismo. Essa ação pode ser responsável por diversos problemas inflamatórios no nosso corpo, mas geralmente ela está associada a problemas de cicatrização.

Na maioria das vezes, os alimentos remosos são inflamatórios por causa da presença de gorduras, óleos refinados, açúcar ou sal em sua composição. Todos esses compostos são conhecidos por serem inflamatórios quando em excesso. Ou seja, por mais nutritivo que um alimento seja, ele ainda assim pode ser considerado remoso se for rico em algum desses compostos.

Leia mais: Pudim é remoso? Saiba se faz mal para quem fez tatuagem, piercing ou cirurgia recentemente

O que determina se o bolo é remoso?

Conforme fora dito, o bolo varia muito no tipo e no seu sabor, e esses fatores influenciam muito no impacto que o bolo pode ter na nossa saúde. Sendo assim, precisamos analisar os ingredientes que a maioria dos bolos tem em comum, que são a farinha de trigo, leite, ovos e açúcar.

No caso, os ovos não costumam ser responsável por deixar um bolo remoso. Mas o mesmo não pode ser dito do leite, açúcar e farinha de trigo. O leite, por exemplo, contém gordura, que juntamente com açúcar, faz parte dos compostos que são de fato inflamatórios. Já a farinha de trigo é riquíssima em carboidratos, que é justamente o que faz o açúcar ser tão inflamatório.

Sob esse ponto de vista, podemos afirmar que o bolo é remoso se levar algum desses ingredientes. O mesmo vale para receitas que levam óleo ou manteiga, que também são gorduras inflamatórias. Portanto, se for fazer um bolo em casa, procure por receitas em que algum desses ingredientes possam ser substituídos.

Não deixe de comer bolo apenas porque ele é remoso

Agora que você sabe que o bolo é remoso, talvez você esteja pensando em cortar ele da sua dieta. Mas assim como todo alimento, a moderação é a chave para um consumo seguro. No caso do bolo, sempre que for possível, procure também priorizar o consumo de bolos mais simples. Caldas e recheios podem pesar bastante na nossa saúde, e deixar o bolo ainda mais remoso, especialmente se forem de chocolate ou concentrados em açúcar.

Leia mais: Doce de leite é remoso? Entenda seus efeitos no organismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação