Café aumenta a pressão arterial? Confira os seus benefícios e malefícios

Não só o café é uma bebida muito popular, como também é rico em propriedades

Atualmente, a hipertensão é um dos problemas cardiovasculares mais comuns entre as pessoas. Um dos motivos por trás disso são os hábitos alimentares que elas tem adotado. Até produtos mais simples, como o café, podem ter um efeito negativo nesse aspecto. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se o café aumenta a pressão e confira os seus benefícios e malefícios.

De antemão, qualquer um consegue enxergar que o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Ele faz parte da rotina de muitos, graças à energia extra que ele oferece para as nossas atividades. Mas é justamente por ser tão consumido que precisamos conhecer bem as suas propriedades e efeitos na saúde. Se o café for de fato capaz de elevar a pressão arterial, o consumo dele pode ser problemático.

Tomar café aumenta a pressão mesmo?

É quase impossível falar sobre as propriedades do café sem mencionar a cafeína. Ela é o composto responsável por nos estimular e aumentar a disposição, tanto que também está presente em bebidas energéticas. Entretanto, apesar de ser benéfica em alguns aspectos, a cafeína infelizmente possui alguns problemas. É graças a ela que podemos afirmar que o café aumenta a pressão arterial.

No caso, o consumo de cafeína eleva a pressão quase que de imediato. Logo, não só o café aumenta a pressão, mas qualquer outra bebida ou alimento que possui cafeína terá esse mesmo efeito. Entretanto, no caso do café, existem outros compostos em sua composição que amenizam esse impacto, especialmente em quem já está acostumado a tomar ele. Ou seja, a bebida até é prejudicial para a pressão, mas não é nada extremamente nocivo.

O café também afeta o sistema cardiovascular de outras formas

Não são apenas os hipertensos que devem tomar cuidado com o café. Graças aos seus óleos essenciais, não só o café aumenta a pressão como também favorece o aumento do colesterol. No caso, esses óleos, denominados de cafestol e caveol, interferem na atividade dos ácidos biliares do organismo, responsáveis por ajudar no controle do colesterol. Logo, consumir o café desequilibra esse fenômeno, elevando o colesterol e prejudicando o sistema cardiovascular.

Efeitos benéficos do café para a saúde do organismo

Por fim, ao contrário do que pode parecer, o café possui propriedades consideradas benéficas. E aproveitá-las é perfeitamente seguro se você tiver moderação no consumo. Sendo assim, confira algumas delas a seguir:

  • Auxilia na perda de peso: conforme fora dito, a cafeína não é inteiramente ruim. Além de fornecer energia, ela também é termogênica e regula a fome, ajudando no metabolismo e emagrecimento do corpo.
  • É antioxidante: o café é considerada uma bebida bem rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres. Estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Melhora funções nervosas: outro grande efeito da cafeína é a estimulação do sistema nervoso, o que permite que tenhamos uma melhor capacidade de concentração e memória.
  • Aumenta o desempenho físico: geralmente a energia conferida pela cafeína é atribuída apenas à uma melhor disposição. Porém ela também é muito útil na prática de exercícios físicos, de forma a reduzir o cansaço e as dores que sentimos após os treinos.

Leia mais:

Quem tem colesterol alto pode tomar café? Entenda se ele piora a situação

Café vencido faz mal? Entenda se é possível usar mesmo após expirar a validade

Café com limão é bom para gripe? Conheça melhor seus benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação