Dor de garganta persistente pode ser o primeiro sintoma de Câncer de Laringe

A doença acomete majoritariamente homens acima dos 40 anos.

Durante os meses de inverno, muitas pessoas apresentam sintomas de resfriado comum. No entanto, os especialistas alertam que uma dor de garganta persistente pode não ser devida apenas à gripes e resfriados, mas sim ao câncer de laringe, também conhecido como câncer de garganta. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os tumores que atingem a região da cabeça e pescoço. Ele ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos. Entenda mais sobre a doença, aqui no SaúdeLAB.

Câncer de Laringe

O câncer de laringe é um tipo de tumor maligno que surge nas estruturas da laringe, como glote, subglote ou supraglote. A laringe é um órgão localizado na região da garganta, que faz parte do sistema respiratório e tem funções importantes como respiração, fala e deglutição. Aliás, os sintomas mais comuns são dor de garganta ou de ouvido constante, rouquidão, dificuldade para falar ou engolir e sensação de algo preso na garganta.

Quais são as causas de Câncer na Laringe

Hábitos prejudiciais, como fumar, são uma das principais causas de doenças e mortes evitáveis. Aliás, o tabaco é a principal causa de câncer de laringe e fumar também pode causar câncer em outras partes do corpo, além do pulmão.

No entanto, fatores genéticos e predisposição à doença são os maiores causadores em indivíduos que não fumam. Portanto, caso você tenha histórico da doença na família, ainda que em pessoas fumantes, um check up anual é totalmente indicado para você.

Leia mais: Páprica previne câncer e muito mais; conheça seus benefícios e saiba como usar

Principais sintomas da doença

Os principais sintomas incluem:

  • dor de garganta persistente;
  • dor de ouvido;
  • mudança na voz;
  • dor ao engolir;
  • nódulo ou inchaço no pescoço;
  • tosse duradoura,
  • ruído sibilante agudo ao respirar
  • E em casos graves, dificuldade em respirar.

Outros sintomas incluem mau hálito, perda de peso não intencional e cansaço extremo.

Diagnóstico Precoce é fundamental

O diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Quando a doença é descoberta no início as chances de tratamento são muito maiores. Além de evitar a metástase, que é quando a doença se espalha para outros órgãos e tecidos do corpo e as chances de cura são praticamente anuladas.

O tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo do estágio da doença. Inclusive, medidas preventivas, como parar de fumar e evitar o consumo excessivo de álcool, também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de laringe.

Recentemente, a tenista Martina Navratilova foi diagnosticada com câncer de garganta. Em novembro, ela descobriu um linfonodo aumentado no pescoço e passará por tratamento de câncer de garganta em estágio um. No caso de Navratilova, a lesão está localizada apenas em uma parte da garganta e ainda não se espalhou para as cordas vocais.

É importante destacar que nem toda dor de garganta é um sinal de câncer e que os sintomas também podem ser causados por infecções bacterianas ou vírus comuns. No entanto, é crucial estar ciente dos sintomas e procurar atendimento médico se a dor de garganta persistir por mais de três semanas.

É importante lembrar que, embora o câncer de laringe seja mais comum em pessoas com mais de 55 anos e homens são mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, todos devem estar atentos aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico se estiverem preocupados. Com um diagnóstico e tratamento precoces, as chances de recuperação são significativamente maiores.

Continue a leitura: Câncer colorretal é o segundo que mais mata no mundo

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação