Cuidado! Evite esses 5 erros com as unhas que podem prejudicá-las

Fique por dentro de 5 erros ao cuidar das unhas que precisam ser evitados

A princípio, ter certos cuidados com as unhas é necessário para conservar a saúde e beleza delas. Entretanto, muitas pessoas não cumprem corretamente com esses cuidados, ou apenas possuem hábitos que podem ser bastante danosos para elas. Consequentemente, a aparência das unhas é comprometida, e elas ficam vulneráveis a doenças. Portanto, para evitar isso, venha com o SaúdeLab e conheça 5 erros com as unhas que podem prejudicá-las.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que há erros com as unhas que podem ser tão problemáticos para elas, especialmente pelo fato de que elas não parecem precisar de tanto cuidado. Contudo, é preciso ter em mente que as unhas fazer parte do nosso organismo. Logo, tem a sua própria saúde, que pode ser afetada por diversos fatores, assim como qualquer outra parte do corpo.

Importância dos cuidados com as unhas

Primeiramente, antes de falar sobre os erros com as unhas mais comuns e prejudiciais, é preciso entender porque os cuidados com as unhas são tão importantes. Conforme fora dito, elas também fazem parte do nosso corpo e, portanto, requer atenção com a saúde. Se essa atenção não é garantida, as unhas podem desenvolver doenças e problemas que, não só prejudicam a saúde dela como um todo, mas também o aspecto dela.

De antemão, as unhas são vulneráveis a problemas como micose, unhas encrava, psoríase e muito outros. Estes por sua vez afetam severamente a aparência delas, seja engrossando, amarelando ou fragilizando elas. Se as unhas carecem de cuidados, ou são submetidas a hábitos prejudiciais, o risco dessas doenças ou sintomas se desenvolverem é muito maior.

Leia também: Conheça 7 doenças de unhas mais comuns e como evitá-las

Quais são os principais erros com as unhas?

  • Uso indevido da lixa: a maioria das pessoas lixa as unhas movimentando a lixa em direções opostos. Contudo, essa prática promove um grande enfraquecimento das unhas. O mesmo vale para quem costuma lixar a parte de cima da unha. O correto é lixar apenas as pontas das unhas, com movimentos em um única direção.
  • Falta de higienização de ferramentas: tão importante quanto a higiene das próprias unhas, é a higienização das ferramentas utilizadas na manicure e pedicure. Alicates, lixas e similares precisam estar sempre limpos para evitar contaminações e infecções que possa enfraquecer as unhas.
  • Uso de alongamentos: dependendo do tipo de alongamento, ele pode ser bem prejudicial para a saúde de sua unha real. Isso é mais comum em alguns tipos de unhas de gel e porcelana, portanto fique atento.
  • Remover cutículas: de maneira geral, as cutículas exercem uma função protetora nas unhas. Portanto, se você é uma pessoa que costuma tirar muito delas, ou removê-las com frequência, na realidade você está deixando suas unhas mais expostas e suscetíveis a problemas.
  • Uso de acetona: por incrível que pareça, a acetona é um produto bastante agressivo com as unhas. Logo, mesmo que o uso dela seja extremamente comum, é preciso substituir a aceto por um removedor de esmalte.

A saúde das unhas está além da manicure e pedicure

Por fim, agora que você conhece os principais erros com as unhas, é preciso entender que, apesar de importantes, os cuidados com a pedicure e manicure não são capazes de cuidar da saúde das unhas sozinhos. Ela também depende de nossa alimentação e hábitos de vida, que precisam ser saudáveis para que as unhas possam estar sempre nutridas e resistentes.

Leia mais: Cuidados essenciais com as cutículas das unhas: use o passo a passo perfeito

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação