Book Appointment Now
Câncer de rim é uma doença letal e silenciosa; saiba os sintomas
Muitas autoridades em saúde relatam e alertam sobre os riscos do câncer de rim. Principalmente, pelo fato dele ser silencioso e muito letal. No terceiro mês do ano ocorre o Março Vermelho, onde ocorrem campanhas de alerta sobre a conscientização e combate ao câncer de rim. Por isso, venha saber mais sobre essa doença com o SaúdeLab.
Câncer de Rim: sintomas e tratamento e causas
A principal característica do câncer de rim é que muitas vezes ela é muito silenciosa, e ocorre com mais frequência em homens a partir dos 50 anos. Apesar de ser considerada letal, quando é diagnosticado precocemente, há grande chance de cura.
Deste modo é importante saber um pouco mais sobre essa doença que se desenvolve de maneira desordenada e acelerada de células tumorais em um dos rins. No Brasil, não há uma grande incidência de casos, algo de 2 a 3% dos casos de câncer de rim.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o índice de mortalidade é o mais preocupante. Segunda, a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada dois casos resultam em óbito.
Principalmente, pelo fato que tumores em alguns pacientes apresentam velocidade de crescimento variável, ou seja é difícil prever a evolução da doença. Visto que alguns pacientes o tumor desenvolve de forma lenta e em outros o crescimento é muito rápido.
Veja também: Dor no Quadril: quais as principais causas? Quando se preocupar?
Causas
Dentre as principais causas do Câncer de Rim, está o tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, grande exposição a produtos químicos clorados. Existência de doenças renais, como insuficiência renal e tratamento prolongado de diálise.
Quais os sintomas do câncer de rim?
Lembrando do que mencionamos neste post que o câncer de rim é uma doença silenciosa. Portanto, poderá demorar a surgir os primeiros sintomas. Contudo, mesmo assim é possível notar alguns sinais e impedir que o quadro de saúde evolua para algo mais grave.
Sendo assim, fique atento quando o seu corpo apresentar os seguintes sintomas: sangue na urina, dores na região lombar, emagrecimento, diminuição do apetite, cansaço, palidez, e febre ocasional. Além disso, quando o câncer de rim está em estado avançado poderá apresentar sintomas associados a metástases.
Dentre eles está o aumento do volume abdominal, inchaço das pernas, falta de ar, tosse, dores ósseas ou fraturas. Além de dores de cabeça, tontura, visão dupla e perda da força muscular de um dos lados do corpo.
Por fim, é imprescindível o diagnóstico precoce para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Por isso é importante ter uma rotina médica e periodicamente realizar exames de rotina.
Leia também: Quanto tempo dura o torcicolo? Entenda o período da condição