Dor no Quadril: quais as principais causas? Quando se preocupar?

Apesar da dor no quadril ser um sintoma genérico, é preciso conhecer algumas causas

A princípio, ter dor no quadril de tempos em tempos é algo relativamente comum. Por isso, quando ela acontece com a gente, costumamos apenas esperar a dor passar. Mas o que poucos sabem é que ela pode ser um sintoma de algo mais preocupante, sendo então importante ter atenção com ela. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar as principais causas de dor no quadril, e quando você deve se preocupar.

De maneira geral, convivemos com dores no corpo quase todos os dias. Elas podem ser causadas por uma infinidade de problemas. Porém, dependendo do local, intensidade e persistência da dor, fica mais fácil identificar qual é o problema em específico. Uma dor no quadril, por exemplo, tem causas mais específicas. Consequentemente, ao saber mais sobre elas, será mais fácil lidar com a dor caso você seja afetada por ela.

Principais causas de dor no quadril

  • Bursite: inflamação da bursa, uma estrutura que funciona como uma bolsa de líquidos para o amortecimento das articulações. Pode afetar outras partes do corpo além do quadril.
  • Tendinite: uma das inflamações mais comuns do corpo, e que afeta os tendões que fazem ligações entre as articulações. Assim como a bursite, também pode afetar outras partes do corpo.
  • Artrose: caracterizada pelo desenvolvimento de um desgaste entre os ossos que compõem o quadril. Além de dor, a artrose do quadril também dificulta bastante a movimentação da pessoa.
  • Pubalgia: esse é um problema que afeta a musculatura, especificamente os músculos que fecham as coxas e os músculos do abdômen. No caso, o problema surge a partir do desbalanceamento desses músculos.
  • Osteonecrose: a falta de sangue circulante na região da cabeça do fêmur leva à osteonecrose, um problema bem grave. Costuma ser consequência de outras condições de saúde, especialmente as reumatológicas.
  • Síndrome do piriforme: localizado na região do quadril, o músculo piriforme pode comprimir o nervo ciático, constituindo a síndrome e causando bastante dor.
  • Inflamação sacro Ilíaca: a articulação sacro Ilíaca é a que liga o quadril à coluna, e pode sofrer com inflamações bastante dolorosas. Ela costuma ser causada por fraqueza muscular e má postura.
  • Impacto anterior femoroacetabular: apesar do nome complicado, a dor que esse problema causa está basicamente relacionada com a rotação do quadril. Costuma afetar pessoas que praticam atividades físicas como ballet ou tênis.

Leia mais: 10 alimentos que limpam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação; confira já

Como saber qual é a causa mais provável?

De antemão, cada uma das causas citadas acima de fato causa dor no quadril. Porém é possível diferenciar elas com base na região do quadril que está sendo afetada pela dor. Por exemplo, a pubalgia, artrose, osteonecrose e impacto anterior femoroacetabular são condições que costumam causar dor na parte da frente do quadril.

Por outro lado, a síndrome do piriforme e a inflamação sacro ilíaca geralmente causam dores na parte de trás do quadril. Já a tendinite e a bursite, apesar de também poderem afetar a mesma região, é comum causar dores nas laterais dos quadris.

Por que é importante ficar atento com essas dores?

À primeira vista, uma dor no quadril leve é algo com o qual a maioria das pessoas não se importaria. Porém, se ela não for tratada, a intensidade dela pode ir aumentando com o tempo. No começo, ela costuma dificultar a prática de diversas atividades e exercícios físicos. Conforme a dor vai piorando, o corpo vai ficando cada vez mais debilitado, ao ponto de dificultar imensamente o dia a dia. Logo, é preciso ter muito cuidado com esse problema.

Leia mais: Saúde do Coração: 7 sinais que merecem cuidados e que você precisa dar atenção

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação