Carne de carneiro é remosa? Entenda como ela interfere no seu organismo

Muitas carnes estão inclusas nos alimentos remosos, sendo preciso ter atenção com isso

Apesar de ser menos consumida que outras carnes, como as bovinas e suínas, a carne de carneiro também é bastante popular. Os cortes que ela oferece são bastante diferentes do que estamos acostumados, e ainda assim são muito saborosos. Mas, quais são as propriedades que ela oferece? Venha com o SaúdeLab e aprenda se a carne de carneiro é remosa, ou se ela é considerada benéfica para a saúde.

A princípio, a popularidade da carne de carneiro no Brasil varia bastante de região para região. Porém são muitas as pessoas que nunca tiveram contato com ela. Consequentemente, essas mesmas pessoas também não conhecem as propriedades da carne muito bem, fazendo com que elas tenham mais ou menos receio do que necessário.

Características gerais da carne de carneiro

Assim como outros tipos de carnes, a de carneiro contém uma grande quantidade de proteínas em sua composição, que são essenciais para o desenvolvimento dos músculos. Mas um diferencial da carne de carneiro é que ela é bastante rica em minerais. Dentre eles, é possível notar a presença de magnésio, fósforo, ferro, potássio e zinco, sendo todos eles de extrema importância para o nosso organismo.

Além de minerais, a carne ainda contém vitaminas, sendo elas as vitaminas D, K, A, E e do complexo B. Em pequenas quantidades, também é possível encontrar a vitamina C, que é um ótimo antioxidante. Mas o mais importante para determinar se a carne de carneiro é remosa é a sua quantidade de gorduras, que é um pouquinho maior em comparação com outras carnes vermelhas.

Leia mais: Tábua de Carne: saiba como escolher, manusear e higienizar corretamente

A carne de carneiro é remosa de fato?

De maneira geral, um alimento remoso é aquele que, através de grandes quantidades de gorduras, sal, óleos refinados ou açúcar, possui ação inflamatória no nosso organismo. Tal ação costuma ser especialmente prejudicial para os processos de cicatrização do corpo, fazendo com que essa categoria de alimentos seja contraindicada para quem está sob um pós-operatório ou com a pele lesionada de alguma forma.

Conforme fora dito, a carne de carneiro possui mais gorduras que outras carnes vermelhas. A partir disso, se as carnes vermelhas já são consideradas remosas no geral, então seria possível dizer que a carne de carneiro é remosa também. Entretanto, na prática, existem alguns nutrientes da carne de carneiro que fazem toda a diferença.

No caso, esses nutrientes são os ácidos graxos insaturados. Eles possuem ação anti-inflamatória no nosso organismo, que é o efeito oposto de um alimento remoso. Ademais, esses nutrientes também favorecem a queda dos níveis de colesterol do organismo, se opondo as gorduras prejudicais que aumentam os mesmos. Ou seja, infelizmente a carne de carneiro é remosa, mas não necessariamente mais que as carnes bovinas ou suínas.

O segredo está no preparo, corte e moderação com a carne

É verdade que a carne de carneiro é remosa, mas não é por isso que você é obrigado a cortar ela da dieta. Se você optar por preparos mais leves e cortes menos gordurosos do carneiro, os malefícios dela para a saúde serão muito menores. Por fim, alinhando esses cuidado com o consumo moderado da carne, seja de carneiro ou de carnes vermelhas no geral, é possível aproveitar os benefícios que elas oferecem com muito mais segurança.

Leia mais: Macarrão é remoso? Descubra como ele pode agir no seu corpo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação