Quais são as causas e sintomas do HPV? Existe algum tratamento?

Saiba quais são os primeiros sinais de HPV, e entenda se a doença pode ser tratada

A princípio, talvez você já tenha ouvido falar do HPV, sigla para papiloma vírus humano, em inglês. Apesar do nome ser familiar para muitas pessoas, poucos de fato sabem o que é essa doença, bem como quais são os seus principais sintomas e causas. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab e aprenda sobre as causas e sintomas do HPV, e se existe algum tratamento para a doença.

De maneira geral, dentre os incontáveis microrganismos que podem causar problemas de saúde, os vírus estão entre os que mais devem ter cuidado. Muitos deles comprometem gravemente a nossa saúde, e podem ser extremamente difíceis de combater. Portanto, entender mais sobre os sintomas do HPV, suas causas e possíveis soluções é algo que toda pessoas deveria fazer.

O que é o HPV e quais as suas causas?

Conforme fora dito, o HPV é a sigla de papiloma vírus humano. Logo, se trata de uma doença viral, especificamente um infecção causada por vírus que pode levar a formação de papilomas ou verrugas. No caso, o HPV é considerada uma doença sexualmente transmissível, e por incrível que pareça, é a mais comum dessa categoria.

Diferentemente do vírus da HIV e outras DSTs, a HPV não é transmitida através da troca de fluídos corporais. Na verdade ela é transmitida pelo contato de pele com pele entre pessoas. Ou seja, dependendo do sexo, o vírus pode afetar diferentes partes do corpo. Geralmente, costuma acometer a região das partes íntimas, mas também pode atingir a garganta, boca a outros.

Leia mais: Candidíase de novo? Entenda como se prevenir ou curar de vez a candidíase de repetição

Quais são os principais sintomas da HPV?

Em alguns casos, o HPV pode ser assintomático. Ou seja, dependendo do caso, pode ser que a pessoa não demonstre nenhum dos sintomas do HPV. Entretanto, quando a situação não é essa, a doença possui um sintoma bem marcante, sendo importante de ser reconhecido por quem estiver sob suspeita. No caso, esse sintoma é a formação de verrugas ou papilomas na pele.

Sob esse ponto de vista, as verrugas do HPV costumam aparecer na região das partes íntimas, com a aparência de uma couve-flor. Porém elas também podem se manifestar no ânus ou, no caso da mulheres, no colo do útero. Nesse último cenário, não é possível ver a verruga, o que dificulta a percepção da doença. Por isso é importante que as mulheres realizem exames como o papanicolau periodicamente.

Se verrugas o único sintoma, porque é preciso se atentar com a doença?

De fato, o único e mais expressivo sintoma do HPV é o aparecimento de verrugas. Contudo, a presença do vírus na pele e no nosso organismo está diretamente relacionada com o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, especialmente cânceres nas partes íntimas. Ou seja, combater o vírus do HPV é importante para evitar o câncer cervical, peniano e vaginal, por exemplo.

Como fazer para combater o vírus do HPV? 

De antemão, o HPV não é uma doença que pode ser tratada com medicamentos e afins. Isso se dá pelo fato de que, na enorme maioria das vezes, o nosso sistema imunológico felizmente consegue eliminar o vírus por si só. Ou seja, a melhor forma de combater o HPV é através da prevenção.

A primeira forma de prevenção do HPV é o uso de preservativos. Contudo, como a doença é transmitida no contato de pele com pele, o preservativo acaba tendo uma eficácia limitada. Logo, a melhor maneira de se prevenir é através da vacina da HPV, que é extremamente eficaz nesse aspecto.

Leia mais: Quanto tempo dura o resguardo? Entenda o período de recuperação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação