Quanto tempo dura estomatite? Saiba como aliviar os sintomas da afta

A duração da estomatite varia de acordo com a causa subjacente.

Quanto tempo dura a estomatite? Essa é uma dúvida muito comum de quem está com essa doença, pois é algo que incomoda muito. Sendo assim, continue lendo esse texto e confira com mais detalhes sobre cada um dos tópicos que o site SaúdeLab trouxe, a seguir.

Saiba quanto tempo dura estomatite

A duração da estomatite varia de acordo com a causa subjacente e a resposta ao tratamento. Algumas formas de estomatite podem ser curadas em questão de 7 dias a algumas semanas – em torno de 15 dias -, enquanto outras podem persistir por semanas ou meses se não tratadas tratadas. É importante consultar um médico para avaliar a causa da estomatite e prescrever o tratamento adequado.

Qual o ciclo da estomatite?

O ciclo da estomatite inclui os seguintes passos, sendo a causa que pode ser causada por vários fatores, como infecções fúngicas ou bacterianas, vírus, lesões, alergias ou condições médicas subjacentes.

Já os sintomas podem variar de acordo com cada pessoa, mas de modo geral os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, dor, úlceras, bolhas e descamação da boca. Por fim, o diagnóstico só pode ser feito por um médico durante uma consulta de avaliação.

Veja também: Afta na boca: conheça 5 principais causas e como você pode aliviar a dor

O que cura a estomatite?

A estomatite é uma inflamação da mucosa da boca que pode ser causada por vários fatores, como infecções, irritações, alergias e problemas de saúde em geral. O tratamento inclui medidas para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios, anestésicos e antissépticos, bem como identificar e tratar uma causa subjacente.

Além disso, para evitar e ajudar a curar mais rápido é importante manter uma boa higiene bucal, evitar alimentos irritantes e beber muita água. Consultar um profissional é importante para garantir o tratamento adequado e a recuperação completa.

Quanto tempo dura a estomatite na boca?

É muito comum que a estomatite apareça no interior dos lábios e bochechas e até mesmo na língua. Dessa maneira, essas lesões costumam desaparecer da região da boca em torno de 4 a 14 dias.

Porém, em situações em que a estomatite é mais grave, as lesões podem demorar para curar até seis semanas. Lembrando que esses casos acontecem apenas em um a cada dez casos dessa doença.

O que piora a estomatite?

Por último, saiba o que piora a estomatite. Devido a feridas e lesões que se formam na região da língua, bochechas e lábios, é recomendado que você evite alimentos ácidos e escove com cuidado.

Como também ter uma má alimentação pobre em vitaminas e minerais, beber pouca água pode agravar a estomatite. Sendo assim, siga todas as orientações apresentadas aqui e consulte um médico para confirmar se realmente é essa doença e começar a fazer o tratamento, pois quanto antes você cuidar mais rápido vai sarar e não terá complicações.

Veja também: Remédio Caseiro para dor de dente: livre-se desse incômodo facilmente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação