Cebola é remosa ou não? Conheça melhor as suas características

Mesmo sendo indispensável para vários pratos, é preciso ficar atento com a cebola

Poucos alimentos são tão básicos quanto a cebola. Ela é um ingrediente presente em incontáveis pratos, e faz uma combinação perfeita de sabores com o alho. Contudo, será que é possível dizer que a cebola é remosa, ou ela não possui as propriedades necessárias para isso? Venha com o SaúdeLab, conheça melhor as características dela, e entenda de vez se a cebola é remosa ou não.

À primeira vista, se você já ouviu falar de alimentos remosos, pode ser que você pense que eles não passam de um dizer popular. Mas por incrível que pareça, essa classificação realmente possui uma utilidade muito importante. Ela reúne determinados alimentos que possuem uma propriedade prejudicial em comum. Logo, conhecer melhor os alimentos remosos pode te ajudar a manter uma boa saúde.

Características dos alimentos remosos

Conforme fora dito, existe uma propriedade que é comum para todos os alimentos remosos, que é a ação inflamatória. Todos os alimentos que são considerados remosos são capazes de desequilibrar os processos inflamatórios do nosso organismo, levando a diversos prejuízos para a saúde. Por exemplo, doenças como a artrite e a artrose estão diretamente ligadas com inflamações no corpo.

Por outro lado, a capacidade inflamatória dos alimentos remosos geralmente é associada com problemas de cicatrização. Ou seja, consumir alimentos remosos pode atrapalhar a capacidade do organismo de cicatrizar feridas. Por isso o consumo deles é tão contraindicado para pessoas que passaram por uma cirurgia recentemente, ou que acabaram de fazer um piercing ou tatuagem.

Leia mais: Conheça 13 incríveis benefícios da cebola e não fique mais sem essa hortaliça

O que faz um alimento ser remoso?

A princípio, para que um alimento seja inflamatório, e consequentemente remoso, ele obviamente precisa ter compostos inflamatórios. Dentre eles, os principais costumam ser:

  • Gorduras
  • Óleos refinados
  • Açúcares
  • Sal

No caso, quanto mais rico o alimento for em algum desses compostos, mais inflamatório ele será. Entretanto, vale salientar que, apesar deles serem os principais compostos inflamatórios, não significa que eles sejam os únicos. Alguns nutrientes específicos também possuem natureza inflamatória. Ou seja, um alimento pode ser remoso mesmo sem conter gorduras, sal, óleos ou açúcares.

É possível dizer que a cebola é remosa?

Tendo em mente as características gerais dos alimentos remosos, resta apenas descobrir se a cebola é remosa ou não. De antemão, ela não é uma fonte considerável de nenhum dos principais compostos inflamatórios. Ademais, dentre seus muitos nutrientes, também não há nenhum que possa exercer uma ação inflamatória significativa no nosso organismo. Logo, não há como afirmar que a cebola é remosa de fato.

Na realidade, não só a cebola não é remosa, como ela também pode agir como um anti-inflamatório. Isso se dá pelo fato de que ela contém um nutriente chamado quercetina. Este por sua vez age tanto como anti-inflamatório quando como um antioxidante no organismo, beneficiando nossa saúde em muitos aspectos.

Leia mais: Graviola é remoso? Será que quem fez cirurgia, tatoo ou piercing pode comer? Descubra!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação