Chá com Dente-de-Leão: conheça 10 benefícios incríveis para a sua saúde

O chá de dente-de-leão contém propriedades antioxidantes e muito mais. Confira!

Quem nunca assoprou um dente-de-leão e viu suas leves plumagens flutuarem pelo ar? De fato, essa pequena flor com no nome científico de Taraxacum officinale é conhecida em todo o Brasil e faz parte do dia a dia de muitos. Porém, você sabia que o chá com dente-de-leão, especificamente, de sua raiz é capaz de proporcionar benefícios únicos para a saúde do corpo e da pele? Confira hoje no SaúdeLAB!

Típico de climas mais frios, o dente-de-leão costuma florescer no inverno, sendo originário da Europa e da América do Norte. Ademais, além de ser rico em minerais, antioxidantes e aminoácidos, ele ainda oferece benefícios anti-inflamatórios e possui as vitaminas A, do complexo B e C. Assim, veja agora o que o chá da planta pode oferecer à sua saúde.

Quais são os benefícios do chá com dente-de-leão?

O dente-de-leão é rico em nutrientes, capazes de promover muitos benefícios à médio e longo prazo. Nesse sentido, o chá de sua raiz possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e auxilia até na manutenção da saúde da pele, ossos e coração. Confira!

10 benefícios do chá de dente-de-leão

1. Contribui na perda de peso

O chá de dente-de-leão é um excelente diurético, auxiliando na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Assim, ele acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso, caso seja acompanhado por uma dieta alimentar adequada.

2. Melhora lesões cutâneas

O “leite” do dente-de-leão, ou seja, a seiva que é extraída de seu caule, possui propriedades fungicida e germicida. Assim, se aplicado diretamente em lesões, micoses ou coceiras, ele pode agir no tratamento destas.

3. Combate o câncer

Alguns estudos apontam que os compostos fitoquímicos bioativos do dente-de-leão podem pausar o crescimento de células cancerígenas em alguns órgãos do corpo. Assim, ele pode ser utilizado como forma de prevenção à doença, em longo prazo.

4. Combate a anemia

O dente-de-leão é rico em ferro, mineral necessário para pacientes em tratamento de anemia. Assim, o chá da planta é altamente recomendado nestes casos.

5. Facilita a digestão

A planta também é rica em fibras, que promovem a saúde e o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, aliviando casos de diarreia e dispepsia.

6. Controla a diabetes

Se você é diabético, saiba que o chá de dente-de-leão possui benefícios únicos para a sua condição. Assim, além de estimular a produção de insulina, sua ação diurética faz com que mais urina seja eliminada do corpo, assim como o açúcar. Dessa forma, ele é capaz de regular os níveis dessa substância no organismo.

7. Regula a pressão sanguínea

Os altos níveis de potássio presentes no chá de dente-de-leão fazem com que a pressão sanguínea seja reduzida. Além disso, a planta também auxilia na redução do colesterol, sendo recomendada para casos de hipertensão.

8. Protege o fígado

Os antioxidantes presentes no chá da raiz de dente-de-leão agem diretamente no fígado, protegendo-o contra toxinas e hemorragias.

9. Auxilia no tratamento contra a acne

Segundo estudos, a função diurética do chá de dente-de-leão também regula os hormônios, aumentando a transpiração e os poros, fazendo com que a pele seja desobstruída. Do mesmo modo, a seiva da planta também é capaz de cicatrizar espinhas, inibindo outras infecções no tecido cutâneo.

10. Ajuda na manutenção da saúde dos ossos

O dente-de-leão é rico em cálcio e vitamina K, além de conter vitamina C e luteolina. Juntos, tais substâncias fortalecem a ossatura corporal, prevenindo doenças como a osteoporose e a artrite.

chá de dente-de-leão
Chá com Dente-de-Leão: conheça 10 benefícios incríveis para a sua saúde. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá de dente-de-leão

Ingredientes

  • 1 xícara de água quente;
  • 2 colheres de chá de raiz de dente de leão (triturada ou em pó).

Modo de preparo

Adicione a raiz de dente de leão na água quente e deixe-a repousando ali por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura e beba. O recomendado é ingerir o chá ao menos 2 vezes ao dia. No caso de pessoas com diarreia, o ideal é que se beba o chá sempre antes das refeições.

Efeitos colaterais

O dente de leão é considerado seguro na maioria dos casos, pois possui uma taxa de toxicidade quase nula. Porém, em raros casos, ele pode causar alergias, especialmente em pessoas sensíveis ao ácido taraxínico e à lactona sesquiterpênica.

Quem não deve usar

O chá de dente-de-leão não deve ser utilizado por pessoas com problemas gastrointestinais como: obstrução dos ductos biliares, oclusão intestinal, inflamação na vesícula biliar ou úlcera péptica. Além disso, ele também não é recomendado para gestantes e indivíduos que já tomam medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação