Chá de alecrim faz mal para o coração? Entenda melhor essa questão

Existem inúmeros benefícios no chá de alecrim, mas ainda assim é preciso ter cautela

De antemão, por causa do seu sabor único, o alecrim está entre os temperos mais populares na cozinha. Ademais, uma das melhores formas de aproveitar ele é através do chá do alecrim, que oferece diversos benefícios par a a saúde. Mas quando se trata de chás, é preciso ter cuidado para não prejudicar sua saúde, e com o alecrim não é diferente. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de alecrim faz mal para o coração de alguma forma.

Mesmo sendo muito antigos os chás seguem sendo bebidas extremamente proveitosas para o nosso organismo. As ervas e plantas usadas no preparo deles costumam ser repletas de propriedades benéficas. Esse também é o caso do alecrim, que pode melhorar consideravelmente a sua saúde. Porém, assim como todo tipo de bebida e comida, é preciso saber consumi-lo para que ele não se torne prejudicial, principalmente ao coração.

O chá de alecrim pode fazer mal para o coração?

A princípio, quem já sofre de algum problema cardíaco ou cardiovascular, ou tem algum histórico familiar desses problemas de coração, tem que estar sempre atento com a própria saúde. Diversos fatores podem favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo que muitos deles estão relacionados com nossa alimentação e hábitos de vida. Contudo, felizmente o chá de alecrim não está entre esses fatores. Portanto, o chá de alecrim não faz mal para o coração.

Na realidade, o chá de alecrim não só não faz mal ao coração, como ele oferece muitos benefícios para o sistema cardiovascular. Através de antioxidantes, ele diminui a oxidação de gorduras no organismo, protegendo o coração. Ademais, o chá também é um aliado na redução da pressão arterial, combatendo a hipertensão, e favorece a circulação do sangue pelo corpo.

Leia mais: Chá de alecrim auxilia no controle da diabetes? Confira os benefícios dessa erva perfumada

Outros benefícios interessantes do chá para a saúde além do coração

  • Contém antioxidantes: além dos benefícios cardiovasculares, os antioxidantes do alecrim também combatem os radicais livres. Estes por sua vez são os causadores do envelhecimento precoce, e favorecem o desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas. Portanto, faz bem ao coração.
  • Combate microrganismos: uma das ações mais potentes do chá de alecrim é a antimicrobiana. Ou seja, ele é muito eficaz na eliminação e combate de microrganismos, especificamente de bactérias e fungos.
  • Fortalece o sistema imunológico: graças a essa ação antimicrobiana, o chá de alecrim fortalece a nossa imunidade. Ele ajuda nosso organismo a combater e prevenir infecções e doenças diversas, especialmente as bacterianas e fúngicas.
  • Tem efeito anti-inflamatório: juntamente com os antioxidantes, o chá também contém elementos anti-inflamatórios, muito importantes no combate de doenças inflamatórias.
  • Melhora a digestão: por estimular a secreção de bile, é possível empregar o chá para melhorar a digestão após refeições, especialmente de carnes e gorduras.
  • Favorece a saúde renal: por fim, assim como muitos outros chás, o chá de alecrim possui ação diurética. Com isso, ele pode melhorar a eliminação de líquidos, conservando a saúde dos rins.

Existe alguma contraindicação para o chá?

Apesar do chá de alecrim não fazer mal para o coração, existem casos em que ele de fato pode ser prejudicial. Por exemplo, se consumido em excesso, ele deixa de ajudar na digestão e passa a prejudicar ela, causando muito mal estar. Ademais, se você for gestante ou estiver sob o uso de algum medicamento, o ideal é que você consulte seu médico antes de consumir o chá para saber se ele pode ou não ser prejudicial para seu caso.

Leia mais: É verdade que a pimenta-do-reino faz mal para os rins? Descubra!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação