Chá de alecrim auxilia no controle da diabetes? Confira os benefícios dessa erva perfumada

O chá de alecrim proporciona diversos benefícios à saúde; porém, é necessário cuidado. Confira!

O alecrim é uma erva aromática muito famosa no Brasil, utilizada em preparos de carnes e legumes. Porém, você sabia que ele também pode ser utilizado na forma de chá, e traz diversos benefícios à saúde do corpo? Assim, conheça hoje no SaúdeLab os principais benefícios que a bebida pode trazer para a sua vida e saiba como utilizá-la da forma correta.

De nome científico Rosmarinus officinalis, o alecrim é um poderoso antioxidante, antisséptico, depurativo, antiespasmódico e diurético, podendo ser utilizado como forma auxiliar de tratamento a vários tipos de enfermidades. Todavia, seu uso deve ser regulado e feito de acordo com algumas recomendações. Portanto, confira tudo que você precisa saber sobre o uso do chá dessa erva.

Os grandes benefícios do chá de alecrim

Inserido em uma dieta alimentar saudável, e ingerido da maneira correta, o chá de alecrim pode trazer diversos benefícios à saúde do seu organismo. Portanto, veja agora as recompensas que a sua saúde ganha fazendo uso da bebida. Além disso, fique de olho nas contraindicações!

ramo de alecrim
Confira os benefícios do chá de alecrim para a sua saúde! Fonte: Canva.

Os 10 benefícios do chá de alecrim

1. Auxilia na perda de peso

O chá de alecrim é um poderoso diurético. Assim, se tomado após as refeições, ele faz com que o organismo elimine líquidos e toxinas de forma mais rápida, combatendo a retenção de água no corpo.

2. Combate o cansaço mental

As folhas do alecrim contêm um óleo essencial que estimula regiões do cérebro responsáveis pela fadiga. Desse modo, se tomado antes de provas ou depois de um dia de trabalho, ele ajuda a acalmar o corpo, promovendo relaxamento e concentração.

3. Elimina bactérias do organismo

Alguns estudos comprovam que o chá de alecrim possui ação antibiótica, agindo contra as principais bactérias causadoras de infecções urinárias e diarreias.

4. Protege o fígado

Estudos preliminares mostram que o chá de alecrim possui um efeito hepatoprotetor, atuando na proteção do fígado em caso de ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou consumo demasiado de gorduras.

5. Auxilia no controle da diabetes

Ingerido como complemento do tratamento contra a diabetes, o chá de alecrim ajuda a diminuir a glicose no sangue, aumentando os níveis de insulina.

6. Melhora a digestão

Se ingerido após as refeições, a bebida auxilia no processo digestivo, combatendo a acidez no estômago e o excesso de gases.

7. Combate inflamações diversas

A ingestão do chá de alecrim também é capaz de aliviar sintomas de inflamações no organismo. Nesse sentido, estudos comprovam sua atuação na melhora de casos de tendinite, gastrite e inflamações nas articulações.

8. Auxilia no fortalecimento do cabelo

O chá de alecrim também pode ser utilizado diretamente no couro cabeludo, após as lavagens do cabelo. Dessa forma, ele ajuda no fortalecimento capilar, atuando também na prevenção da queda e da oleosidade excessiva.

9. Melhora a circulação

De acordo com estudos, o alecrim possui efeito antiplaquetário, o qual previne a formação de trombos no sangue, melhorando a circulação.

10. Previne o câncer

Algumas pesquisas preliminares recentes mostraram a atuação dos antioxidantes presentes na composição do alecrim no combate a determinados tipos de células cancerígenas.

Como fazer o chá de alecrim

Ingredientes

  • 250ml de água fervida;
  • 5g de folhas frescas de alecrim.

Modo de preparo

Adicione as folhas frescas de alecrim em um recipiente com água quente e tampe –o. Aguarde cerca de 10 minutos e coe em seguida. Por fim, basta tomar sempre após as refeições, seguindo o protocolo de ingestão recomendado de, no máximo, 3 vezes ao dia.

Além disso, o consumo deve ser feito até, no máximo, 3 meses, parando por 1 mês.

Efeitos colaterais

Não foram observadas reações adversas mediante o consumo do chá de alecrim. Todavia, o consumo exagerado pode provocar náuseas e vômitos.

Quem não deve usar

O chá de alecrim provoca crises epiléticas em pessoas com epilepsia e, portanto, deve ser evitado por estas. Além disso, ele causa hipertensão em indivíduos que já tomam outros diuréticos, causando desequilíbrio nos eletrólitos.

Do mesmo modo, o chá não deve ser ingerido por pessoas que possuem doenças hepáticas, pois a erva provoca a vazão da bílis, o que pode aprofundar certos sintomas. De igual maneira, indivíduos que tomam medicamentos anticoagulantes ou à base de lítio, assim como remédios para pressão, devem consultar um médico antes de fazer uso da bebida.

Ademais, o chá de alecrim também não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças abaixo de 5 anos de idade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação