Chá de Alfavaca (Manjericão) protege os rins: conheça seus benefícios e saiba preparar

Sem dúvidas, beber chás é um dos melhores hábitos para quem procura levar uma vida mais saudável. Entretanto, é preciso conhecer as propriedades de cada chá antes de sair experimentando. O chá de alfavaca, ou também conhecido por manjericão-doce, por exemplo, pode ser muito proveitoso, mas apenas se ele for preparado e empregado da maneira correta. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, confira as informações mais importantes sobre o chá de alfavaca, e aprenda a preparar corretamente.

De maneira, existem incontáveis ervas e plantas que podem ser utilizadas para fazer chás. Como cada uma dessas plantas possuem propriedades únicas, os chás feitos a partir delas também terão suas características próprias. Com o chá de alfavaca não é diferente. Os compostos presentes nele permitem que ele traga diversos benefícios para o nosso corpo, sendo então importante conhecer eles para saber como aproveitá-los da melhor maneira.

A alfavaca também é conhecida como manjericão-doce que é a espécie mais comum encontrada no Brasil, seu sabor é mais delicado e suave que a erva mais utilizada na Itália, por exemplo.

Principais benefícios do chá de alfavaca

  • Cuida da saúde e beleza da pele: a presença de antioxidantes no chá permite que ele combata os radicais livres do nosso organismo. Estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce.
  • Cicatriza a pele: além de manter a pele saudável e bonita, o chá também pode ser indicado para cicatrizar pequenos ferimentos, cortes e machucados na pele, visto que ele tem ação cicatrizante.
  • Mantém o fígado e rins saudáveis: por incrível que pareça, o chá de alfavaca possui tanto efeito diurético quanto desintoxicante. Logo, ele promove uma forte eliminação de toxinas presentes no corpo, ajudando a preservar a saúde dos rins e do fígado.
  • Melhora o sistema imunológico: essa propriedade antioxidante do chá também favorece o funcionamento do sistema imunológico. Com isso, ao usar o chá, podemos fortalecer a nossa imunidade, a fim de nos deixar mais resistentes a certas condições de saúde.
  • Melhora a qualidade de sono: assim como o chá de camomila, a alfavaca age como calmante no nosso organismo. Dessa forma, ela ajuda a combater a insônia, ansiedade, estresse, depressão e outros problemas similares.

Leia mais: Chá de caroço de abacate: para que ele serve? Saiba como fazer corretamente

Existe algum tipo de malefício ao usar a alfavaca?

De antemão, usar o chá de alfavaca com moderação não acarreta em nenhum tipo de problema para a saúde, com exceção dos casos em que a pessoa é alérgica à planta. Porém, consumir ele em excesso pode causar uma elevação da pressão arterial, o que é preocupante para quem é hipertenso. Fora isso, o único perigo que a alfavaca representa é na forma de óleo essencial, que pode causar tonturas, suor e palpitações.

Como fazer para preparar o chá em casa?

Por fim, agora que você conhece as propriedades gerais do chá de alfavaca, é preciso aprender a fazê-lo para incluir ele em sua rotina. No caso, para cada colher de sopa de folhas secas de alfavaca, é preciso usar um litro de água. Dito, isso, confira o seguinte passo a passo:

  1. Coloque uma panela com a água sob o fogo, e espere ela levantar fervura.
  2. Em seguida, adicione as folhas e aguarde alguns minutos, para que elas possam liberar suas propriedades.
  3. Passado o tempo, coe a mistura em uma xícara e já pode se servir.
  4. Se quiser, você pode acrescentar um pouco de canela, mel ou gengibre. Além de melhorarem o sabor, esses ingredientes possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias.

Qual o melhor horário para tomar o chá de alfavaca?

O chá de alfavaca possui efeito calmamente, desta forma o melhor horário para consumir é a noite. Assim, seus efeitos serão mais aproveitados pelo seu organismo. No entando, caso esteja mais agitado e desejando sentir-se mais calmo, esse chá pode ser consumido durante o dia, sem problemas.

Leia mais: Benefícios do Gengibre: conheça 10 motivos para ter ele sempre a mão

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915