Book Appointment Now
Chá de cravo é bom para o pulmão? Saiba seus verdadeiros efeitos no sistema respiratório
A princípio, não é todo mundo que gosta do cravo. Ele tem um gosto bem forte e característico. Contudo, é preciso ter em mente que existem diferentes formas de aproveitá-lo. O chá de cravo, por exemplo, é saboroso e, mais importante, rico em propriedades. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se o chá de cravo é bom para o pulmão e fique por dentro dos seus efeitos.
Podemos dizer que o cravo é uma das especiarias mais antigas que existem. O mesmo pode ser dito sobre o seu uso como produto medicinal. Entretanto, atualmente temos muito mais conhecimento da composição do cravo e como ela pode afetar a nossa saúde. Consequentemente, hoje sabemos melhor sobre como aproveitá-lo, e quais as principais utilidades dele.
Chá de cravo é bom para o pulmão mesmo?
De maneira geral, o nosso pulmão é um órgão bastante suscetível à infecções e inflamações. Quando o nosso sistema imunológico não consegue prevenir esse tipo de problema, sofremos com doenças como a gripe, bronquite e resfriados. Felizmente, o chá de cravo é bom para o pulmão justamente pois ajuda a combater essas doenças através de suas propriedades e componentes.
No caso, o cravo possui substâncias anti-inflamatórias antibacterianas. Ou seja, ele consegue lidar com problemas pulmonares cujas causas são inflamatórias ou infecções bacterianas. Porém ele também é considerado um produto expectorante. Graças a isso, mesmo que ele não solucione o problema, o chá de cravo é bom para o pulmão pois combate sintomas como a tosse e catarro.
Outros efeitos benéficos do cravo para a saúde
- Melhora a digestão: acredita-se que o cravo não só regula a atividade do intestino, como também melhor os processos de digestão dos alimentos que ocorrem no estômago, evitando gases e outros problemas.
- Reduz a pressão arterial: o cravo apresenta óleos essenciais que dilatam e relaxam os vasos sanguíneos. Através desse efeito, a circulação do sangue pode ser feita sob uma pressão arterial muito menor.
- Ameniza dores: por incrível que pareça, o cravo suprime receptores de dor e mediadores de processos inflamatórios. Consequentemente, ele ajuda a reduzir algumas dores generalizadas.
- Favorece a cicatrização da pele: outro efeito bastante popular do cravo é a sua melhora na cicatrização. Graças aos seus compostos anti-inflamatórios e antimicrobianos, ele previne infecções em ferimentos e acelera os processos de cicatrização como um todo.
Como fazer o chá de cravo e aproveitar seus efeitos?
Agora que você sabe que o chá de cravo é bom para o pulmão, e ainda apresenta múltiplos benefícios, resta apenas saber como incluir ele no dia a dia. O cravo por si só pode ser usado em diversas receitas, mas o chá é sem dúvidas uma das melhores opções, ainda mais se acrescentado de limão, canela ou gengibre. Ele pode ser consumido cerca de três vezes ao dia, e para fazê-lo basta acompanhar o passo a passo a seguir:
- Em uma panela, acrescente um litro de água e aproximadamente 10g de cravo.
- Leve a panela para o fogo alto e espere a água começar a ferver.
- Assim que a água levantar fervura, deixe o cravo cozinhando por cerca de 15 minutos.
- Por fim, passado o tempo, coe a água, espere esfriar um pouco e já pode se servir.
Leia mais:
Benefícios do mastruz para o pulmão: saiba os motivos para investir na planta
Saião com leite limpa o pulmão? Saiba tudo sobre essa combinação
Rapé faz mal para o pulmão? Descubra os perigos para sua saúde