Chá de lavanda: você sabia que dá uma bebida incrível? Conheça os benefícios

Saiba para que serve o poderoso chá de lavanda!

Originária do Mediterrâneo, a lavanda é uma planta muito conhecida pelas suas propriedades aromáticas. Assim, ela é geralmente utilizada para perfumar ambientes e como matéria-prima de perfumes. Entretanto, o que poucos sabem é que essa planta também proporciona efeitos calmantes, analgésicos e até antidepressivos. Portanto, confira hoje no SaúdeLab quais são os benefícios do chá de lavanda para a sua saúde.

De nome científico Lavandula augustifolia, a lavanda pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou em feiras. Da mesma forma, se você a tiver como planta em casa, também pode utilizar as flores para preparar a infusão do chá. Nesse sentido, é importante verificar com um médico especialista a viabilidade do chá de lavanda para o seu caso, pois o mesmo possui algumas contraindicações e efeitos colaterais. Confira!

Os benefícios do chá de lavanda

O chá de lavanda é utilizado desde a Antiguidade como calmante natural, devido às suas propriedades relaxantes. Entretanto, seus benefícios não param por aí. Desse modo, veja agora tudo que a sua saúde pode ganhar com a ingestão da infusão feita com as flores da lavanda!

lavanda
Veja quais são as propriedades da lavanda e aprenda a fazer o chá! Fonte: Canva.

O que a lavanda pode proporcionar à sua saúde

Auxílio no tratamento da ansiedade e depressão

Alguns estudos preliminares mostraram a eficácia do chá de lavanda, em especial, no início de tratamentos de quadros de ansiedade e depressão. Dessa forma, o efeito calmante da lavanda melhora o humor e tranquiliza a mente, auxiliando em tais processos. Todavia, caso a pessoa já faça uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, é necessário consultar um médico para avaliar a viabilidade do chá, que pode prolongar o efeito destes.

Melhora a qualidade do sono

Não é só o aroma da lavanda que acalma; a infusão feita com suas flores também pode ser tomara por pessoas que apresentam dificuldade em pegar no sono, devido a seus efeitos calmantes e relaxantes. Nesse caso, o ideal é que esta seja ingerida dentro de 45 minutos antes do horário estipulado para o sono.

Alivia dores no corpo

O chá de lavanda também oferece ação analgésica, pois algumas de suas substâncias atuam diretamente no sistema nervoso central. Assim, ele pode ser utilizado para combater dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, alguns estudos preliminares demonstram que as propriedades calmantes da lavada também oferecem um efeito antiespasmódico, ajudando a controlar dores de cólicas menstruais.

Combate infecções vaginais

O chá de lavanda pode ser utilizado também como banho de assento, e ajuda a combater infecções vaginais. Isso acontece devido à ação de suas propriedades bactericida e antisséptica.

Alivia a dor de queimaduras e feridas pelo corpo

A lavanda possui uma ação anti-inflamatória e entorpecente eficaz no tratamento de feridas e queimaduras na pele. Assim, o chá feito com a infusão das flores pode ser aplicado diretamente nela, e alivia quase que imediatamente a dor e a ardência oriundas de tais processos.

Além disso, o chá de lavanda também tem ação antisséptica, bactericida e cicatrizante, auxiliando no combate a infecções de pele, alergias e na cicatrização de acnes e machucados.

Regula a oleosidade capilar

Se você sofre com o excesso de oleosidade no couro cabeludo, saiba que o chá de lavanda pode atuar no seu caso como um poderoso adstringente. Nesse sentido, ele consegue regular a produção de gordura feita pelas glândulas sebáceas, corrigindo o problema da produção de sebo excessiva.

Previne o envelhecimento precoce

A lavanda é uma planta rica em antioxidantes, que combatem a produção de radicais livres no organismo. Desse modo, ela acaba protegendo órgão do corpo como pele, cabelo e unhas, evitando o envelhecimento precoce destes.

Como fazer o chá de lavanda

Ingredientes

  • 1 colher de chá de flores de lavanda;
  • 200ml de água fervida;

Modo de preparo

Coloque a água previamente fervida em uma xícara e adicione as flores de lavanda. Tampe o local e aguarde por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber a infusão. O consumo recomendado é de até 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

O chá de lavanda pode provocar sonolência excessiva em algumas pessoas. Por isso, é essencial consultar um médico para saber se você pode fazer uso da bebida.

Quem não pode tomar o chá

O chá de lavanda é contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas que já fazem uso de medicamentos calmantes e indivíduos com problemas gástricos, como úlceras e acidez no estômago.

Veja também: Chá De Ginkgo Biloba: A Bebida Ideal Para O Bom Funcionamento Do Cérebro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação