Book Appointment Now
Chá de Poejo: conheça os benefícios incríveis e saiba como preparar
Nativo dos continentes asiático e europeu, o poejo é uma planta aromática de aroma intenso, penetrante e adstringente. Assim, ele é conhecido por muitos devido ao seu efeito expectorante, utilizado no combate a gripes e resfriados. Porém, seus benefícios vão muito além. Dessa forma, veja hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde ganha com a ingestão do chá de poejo!
De nome científico Mentha pulegium, o poejo pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais. Entretanto, seu plantio se difundiu no Brasil, e você também pode encontrá-lo em canteiros, de forma a utilizar as folhas frescas. Nesse sentido, é importante que o consumo do chá seja feito com a orientação e avaliação de um médico especialista.
Conheça os benefícios do chá de poejo
O poejo é conhecido principalmente pela sua ação adstringente e expectorante. Todavia, ele ainda oferece efeito estimulante, digestivo, febrífugo, anti-inflamatório, carminativo e antisséptico. Assim, entenda agora como tais benefícios atuam no seu organismo e aprenda a fazer o chá da forma correta.
O que a sua saúde ganha com o chá das folhas de poejo
Alívio dos sintomas da gripe e resfriados
O poejo é conhecido como a “hortelã dos pulmões”. Assim, devido ao aroma forte e adstringente que exala, ele se torna um ótimo remédio caseiro para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e outros problemas do sistema respiratório, como a congestão nasal e a tosse.
Diminuição dos gases
O chá de poejo também possui ação carminativa, eliminando os gases presos no sistema intestinal, diminuindo o inchaço e as flatulências e melhorando a digestão. Do mesmo modo, por possuir propriedades antiespasmódicas, ele também ajuda a controlar dores no estômago ou intestino.
Controle da febre
O chá de poejo também é um ótimo aliado no combate à febre causada por problemas variados. Isso porque ele contém propriedades sudoríferas, que estimulam o suor e ajudam a controlar a temperatura corporal, diminuindo o processo febril.
Combate a insônia
O poejo também possui efeito sedativo e relaxante. Assim, ele pode ser utilizado por pessoas que possuem dificuldades para dormir, como a insônia, e por indivíduos que sofrem de ansiedade ou estresse, pois ajuda a relaxar e acalmar o corpo e a mente.
Cicatriza feridas do corpo
O chá de poejo também pode ser utilizado na forma de compressa, aplicado sob ferimentos diversos. Assim, devido à sua capacidade anti-inflamatória e ação antisséptica, ele ajuda a cicatrizar feridas e evita infecções.
Alivia problemas gastrointestinais
O chá de poejo reduz a acidez no estômago, auxiliando no processo digestivo. Desse modo, ele é ótimo para o tratamento de casos de azia, má digestão e dores estomacais. Além disso, por conter propriedades laxantes, ele também auxilia no combate à prisão de ventre.
Alivia a dor das cólicas menstruais
O chá de poejo também é conhecido pelo seu efeito antiespasmódico. Assim, aliado à ação anti-inflamatória, a bebida é capaz de aliviar as dores oriundas das cólicas menstruais. Entretanto, se for utilizá-la para esse fim, é preciso estar atento: o chá deve ser ingerido de forma pontual, não mais que por 2 dias seguidos. Isso porque ele também possui propriedades emenagogas, que podem aumentar o fluxo menstrual.
Combate parasitas intestinais
O chá de poejo também oferece ação helmíntica, auxiliando no combate a vermes intestinais. Nesse sentido, ele deve servir como complemento ao tratamento indicado pelo médico.
Como fazer o chá de poejo
Ingredientes
- 10g de folhas de poejo;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo
Coloque a água já fervida em uma xícara ou recipiente e adicione as folhas de poejo. Em seguida, tampe o local e aguarde por cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá, que deve ser ingerido de 1 a 3 vezes por dia, durante o período especificado clinicamente.
Efeitos colaterais
O chá de poejo não deve ser ingerido em demasia nem por um período muito longo. Portanto, o acompanhamento de um médico profissional é extremamente recomendado. Nesse sentido, se consumido em quantidades elevadas, a bebida pode causar dores abdominais, diarreias, náuseas, vômitos, convulsões, alterações respiratórias e no fígado.
Quem não deve tomar o chá
O chá de poejo não deve ser consumido por gestantes, lactantes e mulheres que estão tentando engravidar, pois pode proporcionar efeito abortivo. Do mesmo modo, ele é contraindicado para pessoas com problemas renais ou que sofrem de males no estômago, como úlceras e gastrite.
Leia também: Chá De Lavanda: Você Sabia Que Dá Uma Bebida Incrível? Conheça Os Benefícios