Chá de tília para dormir funciona mesmo? Conheça melhor essa planta medicinal

Chá de tília para dormir – Você já ouviu falar do chá de tília? Essa bebida é carregada de propriedades bastante interessantes para a saúde. Inclusive é dito que, se aproveitarmos ela corretamente, podemos até melhorar a qualidade do nosso sono durante a noite.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se tomar o chá de tília para dormir funciona mesmo, e veja os seus benefícios.

De antemão, a tília é considerada uma planta medicinal muito útil. Ela apresenta uma grande diversidade de compostos, os quais exercem diferentes efeitos no nosso organismo.

O problema é que uma variedade muito grande de substâncias precisa ser aproveitada com cuidado, não só por questão de segurança, mas também para garantir o nosso acesso ao efeito desejado.

Chá de tília para dormir funciona?

Assim como a camomila, a tília é uma planta que consegue exercer um ótimo efeito calmante no corpo. Mas além disso, ela ainda age como um relaxante e sedativo. Isso se dá pela capacidade da tília em favorecer a ação do GABA, um neurotransmissor responsável por reduzir a ação do sistema nervoso.

Sendo assim, de fato podemos usar o chá de tília para dormir melhor durante a noite.

Ainda em relação a esse tópico, também vale mencionar que a tília também é excelente para combater a ansiedade. E a ansiedade por sua vez costuma prejudicar muito o sono, especialmente quando leva a crises.

Ou seja, usar o chá de tília para dormir é proveitoso tanto para induzir ele e garantir sua qualidade, quanto para combater a insônia que a ansiedade e condições similares costumam causar.

Outras propriedades da tília para a saúde

  • Regula a pressão arterial: graças a uma série de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, podemos aproveitar o chá de tília para manter a pressão arterial dos vasos sob controle.
  • Controla a glicemia: por incrível que pareça, não é apenas a pressão arterial que pode ser regulada pela tília. Ela também tem uma ação que permite regular a glicemia do sangue, de forma a prevenir e combater a diabetes, e manter ela devidamente controlada.
  • Aumenta a imunidade: os mesmos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da tília que melhoram a pressão arterial também promove um melhor funcionamento do sistema imunológico, de forma a reforçar as defesas do nosso organismo contra doenças.
  • Combate dores estomacais: alguns dos compostos da tília que fazem ela ser boa contra a ansiedade também são bem eficazes contra inflamações e dores de estômago generalizadas.

Passo a passo para fazer o chá de tília

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo, coloque 200ml de água.
  2. Quando a água levantar fervura, desligue o fogo.
  3. Feito isso acrescente na panela meia colher de chá de folhas e flores de tília secas.
  4. Agora mantenha a panela tampada e aguarde 5 minutos para a infusão da erva.
  5. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir. Apenas tenha cuidado com a temperatura do chá, e consuma ele sempre com moderação.

Rotina para melhorar a qualidade do sono

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades para adormecer ou têm um sono interrompido. Felizmente, adotar uma rotina antes de dormir pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Portanto, te ensinaremos sete passos, além do chá de tília para dormir, para criar uma rotina noturna relaxante:

1. Defina um horário regular: Estabeleça um horário fixo para ir para a cama e acordar todos os dias, mesmo nos finais de semana. Aliás, isso ajuda a regular o relógio biológico.

2. Desligue dispositivos eletrônicos: Cerca de uma hora antes de dormir, desligue computadores, tablets e smartphones. Afinal, a luz azul desses dispositivos pode atrapalhar a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono.

3. Tome um banho morno: Um banho morno relaxa os músculos e prepara o corpo para o sono.

4. Pratique a meditação ou ioga: Exercícios de relaxamento ajudam a acalmar a mente e reduzir o estresse.

5. Evite cafeína e refeições pesadas à noite: A cafeína e refeições pesadas podem dificultar o adormecer.

6. Crie um ambiente confortável: Mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso. Um colchão confortável e travesseiros adequados são essenciais.

7. Estabeleça uma rotina de relaxamento: Leia um livro, ouça música suave ou faça uma breve respiração profunda antes de dormir.

Ao seguir essa rotina, você estará dando ao seu corpo as melhores condições para uma noite de sono reparador. Mas, lembre-se de que pode levar algum tempo para se adaptar a essa nova rotina, mas, com persistência, você experimentará uma melhora significativa na qualidade do sono e, consequentemente, na sua qualidade de vida.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915