Chuchu cru faz mal? Entenda se existe algum risco no consumo do vegetal in natura

Fique por dentro das propriedades do chuchu, e veja se ele pode ser consumido cru

A princípio, o chuchu não é um vegetal particularmente saboroso. Inclusive muitas pessoas acabam não gostando muito dele por causa de sua textura. Isso leva à dúvida de se ele pode ser consumido cru, ou se ele obrigatoriamente precisa de algum preparo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se comer chuchu cru faz mal para a saúde, e saiba se existe algum risco.

Por mais que o chuchu não seja do agrado de todo mundo, não dá para negar que ele é rico em nutrientes e possui propriedades benéficas para a nossa saúde. Entretanto, existem sim algumas frutas e vegetais que, por mais benéficos que os seus efeitos sejam, podem ser prejudiciais se não receberem o devido preparo. Portanto é importante saber se o chuchu seria exemplo disso ou não.

Principais propriedades do chuchu para a saúde

  • Combate a hipertensão: de antemão, um dos principais minerais do chuchu é o potássio. Ele promove a eliminação do sódio do organismo, através da urina. E o sódio por sua vez é um dos principais responsáveis pelo aumento da nossa pressão arterial.
  • Melhora o trânsito intestinal: as fibras são um dos compostos mais importantes para o bom funcionamento do intestino. Felizmente, o chuchu é considerado uma boa fonte delas.
  • É antioxidante: o chuchu é rico em compostos denominados de flavonoides, que possuem ação antioxidante. Quando no organismo, esse tipo de composto combate os radicais livres, causadores de problemas como envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Reduz os níveis de colesterol: esses mesmos flavonoides, quando combinados com as fibras do chuchu, promovem uma boa redução na quantidade de colesterol do corpo.
  • Favorece a perda de peso: outra vantagem das fibras é que elas garantem uma maior saciedade após a refeição. Somando isso à baixa quantidade de calorias do chuchu, eles se torna ótimo para o emagrecimento.

Leia mais: Suco de Chuchu com Limão para Pressão Alta: saiba como fazer

Comer o chuchu cru faz mal mesmo?

De antemão, talvez o que faça tantas pessoas pensarem que o chuchu cru faz mal é a sua textura e sabor. Além de muitas vezes ser um alimento sem graça, ele também não causa uma sensação tão agradável na boca. Mas essas são apenas características naturais dele que são inofensivas para o nosso organismo.

Sob esse ponto de vista, não há como afirmar que o chuchu cru faz mal de fato. Inclusive, para quem gostar dele, é comum que seu consumo dele seja feito dessa forma. E até que não é uma má ideia, visto que por estar cru, os nutrientes do chuchu podem ser aproveitados em a sua totalidades.

Dicas para incluir mais o chuchu na sua alimentação

Tendo em mente que o chuchu cru não faz mal, ele pode fazer parte da dieta sem problemas. Mas se você é uma das pessoas que tem problemas quanto ao sabor e textura dele, saiba que o chuchu pode ser preparado de diferentes maneiras. Por exemplo, ele é comumente cozido, refogado ou empregado para fazer o famoso suflê de chuchu. E por incrível que pareça, até mesmo a casca dele tem utilidade na cozinha.

Leia mais: Chuchu é bom para pressão alta? Ele não é tão “sem graça” assim

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação