Passou do ponto? Será que comer comida queimada faz mal para a saúde? Descubra

Entenda se comida queimada pode realmente causar algum problema para saúde

Por mais que estejamos atentos ao preparo dos alimentos, infelizmente, por algum deslize, pronto, queimou. Mas, será que tem algum problema comer esse alimento que deu uma “passada'”? Por incrível que pareça, a comida queimada esconde prejuízos a saúde que precisam ser evitados. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda porque comer comida queimada faz mal para a saúde.

De antemão, deixar a comida queimar é algo extremamente comum. Muitas vezes ficamos desatentos e faltamos cuidados ao cozinhar algo, e consequentemente a comida acaba passando do ponto. Contudo, por mais que algumas pessoas não liguem de comer comida queimada, ou até mesmo gostem, é muito importante evitar esse hábito, pois ele pode prejudicar nossa saúde.

Qual o problema dos alimentos queimados?

Primeiramente, a comida queimada não representa necessariamente um problema nutricional. Ou seja, quando um determinado alimento passa do seu ponto, não significa seus valores nutricionais foram completamente perdidos, ou que eles passaram a ser danosos. O problema real está com uma substância específica que costuma ser produzida nessas condições.

A substância em questão é a acrilamida, a qual pode ser encontrada em alimentos queimados diversos. O problema desse composto é que ele é considerado cancerígeno. Logo, o consumo de acrilamida, através dos alimentos queimados, aumenta o risco de cânceres, especialmente os de intestino, próstata e mama.

Veja também: É PROIBIDO! Veja os alimentos que não podem ir para a air fryer

Qual a relação da comida queimada com a acrilamida?

De antemão, a acrilamida não é, necessariamente, um composto original dos alimentos queimados. Na verdade, ela se forma durante o preparo deles. Tal formação ocorre através da combinação de proteínas, carboidratos e água, com o calor excessivo e prolongado dos alimentos. Ou seja, quando os componentes da comida passam do seu ponto e acabam se queimando, há a formação da acrilamida.

Comida queimada faz mal
Comida queimada faz mal : Foto: Canva PRO

É necessário cortar o consumo desse tipo de comida?

Apesar da acrilamida ser de fato prejudicial para a nossa saúde, o risco verdadeiro dela só é real quando o consumo de alimentos queimados for excessivo e prolongado. Entretanto, esse hábito pode ser muito mais comum do que imaginamos. No café da manhã, por exemplo, muitas pessoas costumam comer torrada com café preto, dois alimentos que são comumente servidos além do ponto.

Tendo isso em mente, o certo não é cortar completamente o consumo de comida queimada, e sim controlar e ele ter atenção com o preparo da comida. No caso da torrada e do café, por exemplo, o ideal é comer a torrada dourada e o café no ponto certo. A mesma lógica deve aplicada à massas como pizzas e salgados, e carnes no geral, já que é fácil identificar quando esses tipos de alimentos passam do ponto.

Leia também: Doce demais? Saiba os 10 sinais de que você está exagerando no açúcar

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos? Felizmente, são erros muitos fáceis de serem corrigidos para se evitar contaminações. Portanto, continue lendo para que você entenda como reduzir os riscos e evitar doenças

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação