Como limpar o ouvido corretamente? Saiba o que você jamais deve fazer

Manter o ouvido limpo é uma questão tanto de higiene pessoal quanto de saúde

Sem dúvidas, manter uma boa higiene pessoal é de extrema importância para evitar constrangimentos e problemas no dia a dia. Entretanto, muitas formas de fazer essa higiene são deixadas de lado pelas pessoas. Esse é caso da limpeza de ouvido, que muitos têm receio ou preguiça de fazer. Se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab a aprenda como limpar o ouvido corretamente.

De maneira geral, a higiene do nosso corpo não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Afinal, estamos sempre expostos a sujeiras e microrganismos do ambiente. No caso do ouvido, além dessa exposição, também há a produção de cera. Ou seja, para evitar problemas, é preciso saber limpar o ouvido, e realizar essa limpeza periodicamente.

Importância da limpeza de ouvido

Primeiramente, antes de falar das técnicas corretas para limpar o ouvido, é necessário entender porque essa atividade é tão importante. A estrutura do ouvido por inteiro é o que permite com que tenhamos a capacidade de audição e de noção de equilíbrio. Para garantir proteção à essas estruturas, há uma produção de cera no ouvido. Essa substância por usa vez bloqueia a passagem de partículas do ambiente pelo canal auditivo.

Por outro lado, a produção de cera pode ser problemática quando ela começa a se acumular. Nesses casos, há uma perda parcial ou até mesmo total audição, que pode ser remediada com a limpeza do ouvido. Afinal, a partir dela, é possível não só eliminar o excesso de cera, como também manter o ouvido limpo como um todo. Ou seja, esse hábito também é uma forma de prevenção contra infecções e problemas similares.

Leia mais: Quando o zumbido no ouvido é preocupante? O que fazer nesses casos?

Como fazer para limpar o ouvido corretamente?

Tendo em mente a importância da limpeza de ouvido, agora é preciso aprender a fazê-la de maneira segura. No caso, a melhor opção é limpar o ouvido durante o banho. Enquanto você estiver lavando o banho, esfregue as orelhas e passe bastante água na região externa do ouvido, tomando cuidado para que ela não entre no canal auditivo e, principalmente, evitando cutucar o canal auditivo com o dedo.

Depois que você tiver lavado toda a orelha e ouvido, saia do banho, se enxugue com a toalha e aproveite ela para secar o ouvido. Esfregue bem ela e, caso necessário, tombe a cabeça para remover quaisquer resquícios de água. Se você sentir que ainda está com muita cera, ou estiver sentindo algum desconforto, é possível realizar uma limpeza mais profunda em casa. Porém, o ideal é que essa limpeza profunda seja feita com um otorrinolaringologista.

O que nunca deve ser feito na limpeza de ouvido?

À primeira vista pode ser difícil de acreditar, mas as hastes de algodão (famoso cotonete) não é uma boa ferramenta para limpar o ouvido. Pelo contrário, ele na verdade pode causar danos graves na audição. Isso se dá pelo fato de que a haste empurra boa parte da cera ao invés de removê-la, o que piora quaisquer problemas auditivo. Porém, se a pessoa se descuidar ao usar o cotonete, pode haver uma perfuração do tímpano, comprometendo completamente a audição.

Sob esse ponto de vista, também importante evitar o uso de ferramentas similares aos cotonetes, como pinças e alfinetes. Ademais, conforme fora dito, a limpeza profunda pode sim ser feita em casa. Porém é preciso utilizar apenas água e um difusor. É preciso salientar isso pois algumas pessoas optam por usar água oxigenada no processo, que pode ser muito prejudicial.

Leia mais: 1 bilhão de jovens pode sofrer perda auditiva pelo uso de fones de ouvido de maneira inadequada

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação