Como motivar a família para ser mais saudável?

Veja dicas para incentivar sua família a levar uma vida mais saudável

Em muitos casos, a nossa saúde está diretamente ligada com os hábitos da nossa família. Por conta da rotina e também da influência, se torna ainda mais difícil adotar uma alimentação saudável ou a prática de exercícios físicos quando os seus familiares não seguem essa mesma linha.

Então, normalmente para que isso dê certo, é necessário que eles também comprem a ideia e estavam dispostos a mudar seus hábitos. Mas a grande questão é: como motiva-los para isso? Uma reeducação alimentar e uma rotina de exercícios exige uma grande disposição, além de muita disciplina.

Por isso, nesta quarta-feira (01) o Blog Saúde Lab irá te ensinar algumas dicas de como motivar a família para ser mais saudável? Assim, você poderá mudar seu estilo de vida e ainda contará com o apoio das pessoas que vivem com você neste processo conjunto. Então, confira os passos abaixo e comece a colocá-los em prática o quanto antes!

Veja também: Quer emagrecer? Veja 5 alimentos que não se deve comer a noite

1. Crie uma rotina para motivar a família

O primeiro passo para mudar de hábitos é estabelecer uma rotina. Isso porque, tudo fica mais fácil quando o nosso corpo já sabe o que deve fazer, e quando fazer. Por isso, crie um cronograma para motivar a família, determine horários e o mais importante de tudo: siga o planejado. Se você procrastinar ou ficar enrolando, isso só vai tornar o processo ainda mais difícil. Como dito anteriormente, é necessário ter disciplina para gerar resultados.

2. Pratique exercícios físicos em grupo

grupo fazendo exercício
Manter o corpo ativo é um dos principais objetivos do exercício físico, que previne doenças como o sedentarismo. Fonte: Canva

Realizar atividades físicas é algo essencial para manter uma vida saudável. Além de prevenir uma série de doenças, os exercícios também melhoram nosso condicionamento e podem te ajudar até mesmo na parte estética, no ganho de massa, perda de peso e etc. Então, a dica é a família encontrar um tipo de exercício que se identifique e possam praticar juntos, como um esporte em grupo, por exemplo. Ainda sim, vem paralelo você pode realizar outras atividades. Seja musculação, aeróbico, dança, o importante é que se comprometam a fazer uma atividade pelo menos 3 vezes por semana.

3. Adote bons hábitos alimentares

A alimentação é um pilar na nossa vida, e reflete diretamente na nossa saúde. Dessa forma, é preciso desenvolver uma alimentação balanceada, que tenha um pouco de cada nutriente que o corpo necessita. Outro ponto importante é o intervalo entre as refeições, que deve ser em média de 3 em 3 horas. Para que você e sua família possam colocar em prática esse hábitos, busquem fazer as refeições juntos, e de preferência em casa. Assim, além de todos manterem a mesma dieta, esse momento pode ser de troca e incentivo entre vocês, para que um ajude o outro.

Como motivar a família para ser mais saudáve
Uma alimentação saudável não deve ter como base a restrição de alimentos, mas sim o desenvolvimento de novos hábitos alimentares Fonte: Canva

Veja também: Pesquisadores buscam entender como a cereja pode ajudar a…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação