Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca

Os cuidados com o coração devem ser constantes para poder evitar problemas graves

É fundamental estar sempre alerta com a saúde do coração. Qualquer problema ou irregularidade nele pode causar uma série de problemas graves no nosso corpo. Por isso é necessário conhecer alguns sintomas indicativos de um coração fragilizado ou também chamado insuficiência cardíaca. Venha com o SaúdeLab e fique por dentro de 6 sinais preocupantes de coração fraco.

Atualmente, os nossos hábitos de vida e a nossa rotina têm ficado cada vez mais prejudiciais para a nossa saúde. Sob esse ponto de vista, o sistema cardiovascular acaba sendo um dos mais afetados, especialmente por causa da nossa alimentação e estresse. Com isso, é possível afirmar que a maioria das pessoas estão com o coração fraco, e infelizmente muitas delas não estão notando isso.

Características da insuficiência cardíaca (coração fraco)

Primeiramente, antes de falar sobre os sinais de um coração fraco, é preciso compreender melhor sobre em que essa condição implica. Talvez você já saiba, mas o coração se consiste em um músculo extremamente forte que, através de contrações constantes e involuntárias, é capaz de bombear sangue por todo o nosso corpo.

Infelizmente, o coração pode ser afetado por diversas doenças ou problemas, sendo alguns mais comuns que outros. Contudo, de maneira geral, quando se trata de um coração fraco, significa que o órgão fora acometido por algum problema de saúde, e sua função foi comprometida de alguma forma, por isso também é conhecido por insuficiência cardíaca. Ou seja, o coração fraco é aquele que se encontra dilatado, e que perdeu parte da capacidade e eficiência na função de bombear o sangue.

Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca
Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca. Foto: Canva PRO

O que contribui para enfraquecer o coração?

De maneira geral, os problemas de coração que podem levar ao seu enfraquecimento estão relacionados a certos hábitos de vida. Ou seja, a pessoa que não se alimenta de forma saudável, ou que costuma ter uma rotina muito sedentária, tende a desenvolver problemas no coração. Ao mesmo tempo, quem sofre com doenças como anemia, hipertensão e diabetes, também possuem a tendência de ter um coração mais fraco, especialmente se elas não forem devidamente manejadas.

Leia também: Quais os sintomas mais comuns de infarto? Saiba se tem diferenças entre homens e mulheres

6 principais sinais de coração fraco

A insuficiência cardíaca pode ser causada vários fatores, desde genéticos, que é quando o indivíduo nasce com alguma anormalidade ou adquirido pelo estilo de vida sedentário, por exemplo. Assim, ao observar qualquer dos sintomas abaixo, procure imediatamente um cardiologista.

1. Falta de ar

Esse é um sintoma bastante comum e que apresenta uma certa progressão. A falta de ar depois de realizar um esforço pequeno, indica um comprometimento do coração maior do que a falta de ar ao fazer um esforço moderado.

2. Ortopneia

Também se trata de uma falta de ar, porém nesse caso, ela se agrava quando a pessoa resolver se deitar. Esse é um forte indicativo de coração fraco e insuficiência cardíaca.

3. Cansaço excessivo

Se você tem tido uma dificuldade cada vez maior ao subir escadas, percorrer certas distâncias, ou realizar qualquer tipo de esforço físico leve, é preciso ficar atento. Isso não só é um sintoma de sedentarismo e envelhecimento, mas também pode estar relacionado a um coração fraco.

4. Inchaço nas pernas

A falta de força do coração pode causar um represamento de sangue nas pernas, causando um inchaço nelas, especialmente na região do tornozelo.

5. Tonturas

E novamente, como o coração fraco não é capaz de bombear o sangue corretamente, pode ser que o cérebro acabe sendo menos irrigado por ele. Isso pode causar a sensação de tontura ou até de desmaio.

6. Dor no peito

Apesar de haver outras condições que causam dor no peito, sejam elas gases ou alguma dor muscular, é preciso considerar esse sintoma como um problema cardíaco, o qual pode indicar um enfraquecimento do coração.

Leia mais: Quais os sintomas inesperados de infarto? Saiba quando pedir socorro

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Aprenda como incluir e ter mais disposição para se exercitar e aumentar sua vitalidade e saúde do coração.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação