Qual a maneira correta de descongelar os alimentos antes do preparo? Veja os principais erros

Fique por dentro dos principais cuidados e não cometa erros nessa etapa

Congelar os alimentos é um hábito essencial para a conservação deles, especialmente quando se trata dos naturais. Por outro lado, quando chega o momento em que é preciso descongelar eles é necessário ter alguns cuidados importantes. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar qual a maneira correta de descongelar os alimentos antes do preparo.

Talvez você pense que descongelar os alimentos seja uma tarefa simples e não demanda tanta atenção. Entretanto, é preciso ter em mente que, da mesma forma que os cuidados com o congelamento servem para conservar o alimento, retirá-lo dessa condição também vai exigir algumas precauções. Confira e não erre nessa etapa com os alimentos.

Princípios do congelamento

Antes de mais nada, para discursar sobre os cuidados ao descongelar os alimentos é preciso compreender como funciona o congelamento deles. Em termos gerais, o congelador exerce a função de combater o desenvolvimento de bactérias sobre o alimento, as quais tornariam ele impróprio para o consumo. Porém, as chaves para o mecanismo por trás dessa função são a água e a temperatura.

De antemão, assim como todo organismo, as bactérias precisam de água para sua sobrevivência. Os nossos alimentos possuem uma determinada quantidade de água, das quais as bactérias podem tirar proveito, além da própria composição da comida. Com isso, ao congelar o alimento, a água presente nele também é congelada, impedindo que a bactérias possa usufruir dela e, consequentemente, impedindo seu desenvolvimento.

Como descongelar os alimentos corretamente?

Tendo em mente o funcionamento do congelamento sob os alimentos, é possível prosseguir para o processo de descongelamento. Novamente, a temperatura e a água serão os principais fatores de influência na proliferação de bactérias e, consequentemente, conservação dos alimentos.

Em termos gerais, quando você for descongelar alguma comida, ela precisa sempre ser transferida do congelador para a geladeira. Dessa forma, as mudanças de temperatura irão ocorrer de forma estável, sem comprometer com a integridade do alimento. Contudo, o processo feito dessa forma demora um pouco, sendo necessário esperar cerca de 12 a 24 horas. Portanto, para descongelar os alimentos corretamente, é preciso um certo planejamento.

Principais erros no descongelamento

Conforme fora dito, a transferência do alimento congelado para geladeira é forma ideal de descongelá-lo. A diferença de temperatura desses dois ambientes mantém a comida sob condições onde as bactérias não são capazes de se desenvolver eficientemente, fazendo com que a comida descongele de forma segura.

É importante compreender esses conceitos pois muitas pessoas costumam errar no processo de descongelar os alimentos. Algumas deixam ele para fora da geladeira, enquanto outras mergulham sob água ou levam ao micro-ondas. Em todos esses métodos, se o alimento não permanece sob a temperatura correta, a integridade e segurança dele podem ser facilmente comprometidos.

Leia mais: 05 dicas para você fazer marmita congelada e evitar que fique aguada

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação