O que fazer para não ir ao banheiro de madrugada? É grave? Veja como resolver

Se você passa por isso é importante considerar alguns fatores para saber o que está de fato acontecendo.

Você faz muito xixi em plena madrugada? Será que isso é normal? Pois bem, se você passa por isso é importante considerar alguns fatores para saber o que está de fato acontecendo. O hábito de fazer xixi a noite é denominado cientificamente de Nictúria. Quando isso acontece vez ou outra não precisa se preocupar. Por outro lado, se ocorre inúmeras vezes, aí é preciso investigar. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda o que fazer para não ir ao banheiro de madrugada.

Como dizem as pessoas mais antigas, a noite foi feita para dormir. Com isso, ter que ir ao banheiro pode atrapalhar o sono e nos deixar ainda mais cansados, especialmente se formos múltiplas vezes. Felizmente, existem alguns cuidados que ajudam a controlar esse desequilíbrio de forma saudável. Contudo, buscar ajuda médica para avaliar é importante.

Chás podem ser aliados ou obstáculos

Talvez você não saiba, mas os chás são bebidas que, dependendo do tipo de erva ou mistura utilizados, podem oferecer diversos benefícios para nossa saúde. Dentre esses benefícios, vale citar que alguns chás ajudam na regulação do sistema urinário e na manutenção do sono. Ou seja, ao tomar eles, pode ser que você passe a não precisar ir ao banheiro de madrugada.

Por outro lado, se você já possui o costume de tomar chá, é essencial tomar cuidado com o horário em que consome a bebida. Como essa bebida é majoritariamente composta por água, o ideal é que ela não seja consumida no momento de dormir. Logo, se for tomar chá, planeje o horário para no mínimo 2 horas antes dormir.

Controle da ingestão de líquidos

Conforme fora dito, ingerir chá muito tarde pode ter o efeito contrário do esperado, estimulando as idas ao banheiro de madrugada. Isso ocorre pois o seu organismo demora um certo tempo para metabolizar e absorver o chá, para posteriormente urinar o que for necessário. Portanto, ao tomar chá antes de dormir, a bebida será metabolizada enquanto você dorme, fazendo com que você fique com vontade de ir ao banheiro.

Sob esse ponto de vista, é importante compreender que esse conceito não vale apenas para o chá, mas também para bebidas em geral. A água, por exemplo, é a bebida que mais precisamos consumir, porém esse consumo precisa ser parcelado durante todo o dia. Se você resolver beber muita água antes de dormir, será muito difícil não acordar durante a noite.

Exercício físico para evitar ir ao banheiro de madrugada

Por incrível que pareça, é possível realizar um exercício que ajuda a evitar ir ao banheiro de madrugada. No caso, ele atua no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, responsável por sustentar a bexiga urinária. Com o tempo, essa musculatura se enfraquece, facilitando a passagem da urina da bexiga até a uretra, e resultando em uma incontinência urinária maior.

Tendo em mente o objetivo de limitar ir ao banheiro de madrugada, é possível passar para as instruções. Comece se deitando no chão, com a barriga para cima e dobrando os seus joelhos. Entre eles, você deve manter uma bola comum, segurando-a para acompanhar seus movimentos. Em seguida, contraia os músculos do abdome, coxas e glúteos, deixando seu corpo em linha reta enquanto aperta a bola com os joelhos. Por fim, segure a posição por 15 segundos e repita os movimentos

Leia mais: O que causa infecção urinária de repetição? Veja como evitar e tratar corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação