Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico ganha notoriedade pós-pandemia

Hoje, dia 8 de julho comemoramos o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico no Brasil. Houve um tempo em que pesquisa científica só era tratada em salas fechadas nas bolhas dos pesquisadores e entusiastas. Porém, com a pandemia, ficou clara a importância do investimento no setor para o desenvolvimento e manutenção da sociedade.

A data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 1948. O objetivo é chamar a atenção para a importância da produção científica e despertar nos mais jovens o gosto pela ciência.

“A necessidade de uma resposta rápida no combate à pandemia expôs a importância de investimentos no setor clinico-cientifico”, declara o gerente executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO) Fernando de Rezende Francisco. “Os tratamentos e curas para doenças, o desenvolvimento e os avanços tecnológicos, por exemplo, são frutos de estudos e pesquisas, possíveis apenas com investimentos no setor”, explica Francisco.

Embora o Brasil ocupe o nono lugar no ranking mundial de publicações cientificas e o primeiro na América Latina, muitos ainda desconhecem a profissão de pesquisador, assim como sua importância para o desenvolvimento de um país.

O que significa ser pesquisador da ciência?

O pesquisador é um profissional que se dedica a estudos a partir de uma metodologia. Além disso, é responsável por testar e comprovar hipóteses para chegar a conclusões nas diversas áreas do conhecimento. Semelhantemente, é responsável por investigar fenômenos e, a partir de suas observações, produzir conhecimento para a sociedade, impulsionando o desenvolvimento de diversas áreas e instituições.

“No Brasil, para ser um pesquisador, é necessário estar ligado a uma instituição científica e desenvolver uma pesquisa”, explica Rezende.

O executivo explica ainda que um pesquisador não precisa, necessariamente, ser graduado em uma área de conhecimento específica. Assim, é possível iniciar sua carreira já na faculdade. O contato com o âmbito acadêmico permite que o estudante interessado em se tornar pesquisador tenha acesso à criação de ensaios através dos programas de incentivo à pesquisa ofertados pelas instituições de ensino ou pelo governo. São oferecidas bolsas de estudo para qualquer área do conhecimento, como incentivo para a produção de pesquisas de jovens talentos que estão para se formar, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica.

Pesquisadora no labortório
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico ganha notoriedade pós-pandemia. Foto: Canva Pro

Da mesma maneira, é oferecido o incentivo para estudantes que pretendem se desenvolver na área de docência, antecipando seu vínculo com a sala de aula, chamado de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Além disso, há o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, um incentivo para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito tecnológico.

Um pesquisador pode trabalhar no setor privado, em indústrias e laboratórios, mas, no país, é mais comum que esse profissional se torne também um docente, desenvolvendo pesquisas nas instituições de ensino, enquanto atua também como professor para cursos de graduação.

Comemorar a ciência e os pesquisadores científicos

A data é para comemorar a ciência e os pesquisadores científicos no Brasil, entretanto, sua função é também alertar sobre a importância do investimento no capital humano. Logo, é mister que a área seja sempre apoiada e palco de maiores investimentos e reconhecimentos.

“O futuro depende da ciência feita no presente. A pesquisa clínica pode nos tirar de tristes cenários, descobrir curas e tratamentos, humanizar processos, precisamos acreditar cada vez mais nela”, finaliza Rezende.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação