Diabético pode comer canjica? Saiba como ela afeta a glicemia

Confira se a canjica é um alimento bom ou ruim para quem sofre de diabetes

Mesmo ainda faltando um pouco para a chegada das festas juninas, muitas pessoas fazem canjica durante a semana como sobremesa para as refeições. Além de saborosa, a receita de canjica é bastante prática. Entretanto, quem sofre de diabetes precisa sempre ficar atento quando o assunto é doces e sobremesas. Sendo assim, o SaúdeLab vai te dizer se diabético pode comer canjica, e como ela pode afetar a glicemia.

De maneira geral, o grande problemas dos doces para o diabético são os carboidratos. Muitas vezes as sobremesas contém grandes quantidade de açúcar, que é puro carboidrato. Isso faz com que esse tipo de alimento suba demais a glicemia, o que é obviamente um problema para quem tem diabetes, especialmente se ela não está bem controlada.

O problema do milho para a diabetes

Caso você não saiba, o principal ingrediente da canjica, ou pelo menos o que serve de base para ela, é o milho. Apesar de ser um alimento natural, e que possui muitos nutrientes interessantes, ele também apresenta alguns problemas, que são essenciais para determinar se o diabético pode comer canjica ou não.

O primeiro desses problemas é o seu índice glicêmico, que apesar de não ser considerado alto, também não é o ideal para quem sofre com a diabetes. No caso, o índice glicêmico determina a velocidade de absorção dos carboidratos do alimento. Ou seja, no milho, essa absorção ocorre em um tempo moderado.

O outro problema é a sua quantidade de carboidratos, que infelizmente é bastante elevada. Logo, combinando a alta de carboidratos com o índice glicêmico moderados, é possível concluir que o milho não é um bom alimento para diabéticos. Por isso doces e pratos feitos a partir dele são tão contraindicados para eles.

Desta forma a canjica tradicional com muito açúcar é contraindicado para quem tem diabetes.

A receita de canjica ainda possui outros defeitos

Não é só o milho que dificulta o consumo da canjica para os diabéticos. A receita ainda leva ingredientes como o leite e coco ralado, que possuem uma quantidade considerável de carboidratos. Ademais, também há o uso de leite condensado e açúcar, que são praticamente carboidrato puro. Então mesmo que houvesse alguma forma de retirar o milho da receita, todos esses ingredientes ainda seriam um problema.

Mas então, diabético pode comer canjica?

Se você sofre de diabetes e está com vontade de comer uma canjica tradicional, você não precisa deixar de consumir ela. Mas tendo em mente que a carga de carboidratos desse doce é muito grande, é de extrema importância que você faça esse consumo com muita moderação. Portanto consumo pequenas porções e, se possível, vá testando a sua glicemia para ter noção do quanto a canjica está elevando ela.

Por fim, vale lembrar que felizmente existem versões da canjica que são muito mais saudáveis para quem sofre de diabetes, por não levarem leite condensado, açúcar ou outros ingredientes do tipo. Sendo assim, além de controlar suas porções e os carboidratos totais do seu dia, tente dar preferência por receitas mais leves.

Leia mais: Canjica Caseira Saudável: veja receita deliciosa que nem parece fitness

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação