Canjica Caseira Saudável: veja receita deliciosa que nem parece fitness

A canjica é um prato típico das festas juninas, mas pode ser degustada o ano inteiro. Aliás, motivos para isso não faltam, pois além do seu sabor inigualável ela também é uma grande fonte de nutrientes! Por isso, inclui-la no cardápio durante o ano todo é uma ótima escolha tanto para o paladar quanto para a saúde. Veja hoje, no SaúdeLab, tudo o que ela tem a oferecer ao corpo e como preparar uma receita deliciosa de canjica caseira saudável, na versão vegana e cheia de nutrientes.

Conheça 4 benefícios da canjica

A canjica é o nome de uma sobremesa e, também, corresponde ao nome popularmente dado ao milho-branco. Ele é uma fonte de nutrientes e, por isso, traz vários benefícios à saúde.

1 – Fonte de fibras

O milho-branco é uma fonte natural de fibras. Elas são essenciais para o bom funcionamento do intestino, assim como para regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso, a canjica é uma aliada da saúde intestinal e cardíaca, assim como para a prevenção e o controle da diabetes. Além disso, também causa sensação de saciedade, de modo que auxilia no emagrecimento.

2 – Fonte de vitaminas

Assim como é uma fonte de fibras, a canjica também é um alimento repleto de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6). Elas são essenciais para a formação de células vermelhas. Da mesma forma, também são importantes para o sistema nervoso e para que o organismo seja capaz de metabolizar proteínas.

3 – Canjica é fonte de proteínas

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, para o sistema imunológico e para o desenvolvimento dos músculos.

Elas podem ser obtidas tanto em alimentos de fonte animal quanto vegetal. Neste segundo caso, apostar na canjica é uma boa ideia, pois ela é uma fonte de proteínas.

4 – Fonte de ácido fólico

Ainda, saiba que o milho-branco é um produto que é rico em ácido fólico, substância essencial para a saúde cerebral e para a formação de células.

Aprenda aqui: Chocolate tipo prestígio saudável: faça essa delícia sem glúten e sem lactose

Canjica Caseira Saudável

O milho-branco é uma fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Todavia, a receita mais tradicional e típica de festas juninas é repleta de açúcares. Portanto, não é a ideal para incluir no dia a dia. Para incluir a canjica na dieta, então, o melhor é apostar em uma receita mais saudável e com ingredientes menos calórico, como é o caso da que separamos para você.

Canjica Caseira Saudável
Canjica Caseira Saudável. Foto: Canva PRO

Ingredientes da receita

Para fazer essa receita de canjica você precisará de:

  • 250 g de milho-branco;
  • 300 ml de leite de coco;
  • 3 cravos;
  • 1 canela em pau;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo;
  • 50 g de coco ralado sem açúcar;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo da canjica caseira saudável

Primeiramente, cubra o milho com água em uma bacia e deixe-o descansar, para hidratar os grãos, por 6 a 8 horas. Após esse tempo, transfira os grãos para a panela de pressão. Então, acrescente à panela 1 litro de água, os cravos e o pau de canela, assim como o açúcar. Tampe e leve ao fogo, deixando cozinhar por 40 minutos na pressão.

Desligue, aguarde a pressão sair, abra a panela com cuidado e adicione o leite de coco. Adicione o coco ralado, retorne a panela ao fogo (sem tampa) e quando ficar cremoso desligue e sirva a canjica.

Continue a leitura: Muffin de banana com chocolate: aprenda a fazer um bolinho macio e perfeito para o lanche

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

 

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75