Book Appointment Now
5 dicas para evitar que a maçã escureça após descascada e você não se frustar
Sem dúvidas, as frutas possuem um espaço muito importante na nossa alimentação, sendo essenciais para a nossa saúde. Contudo, por serem alimentos naturais, pode haver obstáculos quanto a sua conservação. Como exemplo disso, é comum que a maçã escureça depois de cortada. Com isso, venha com o SaúdeLab e conheça 5 dicas para evitar que a maçã escureça após descascada.
A princípio, a grande maioria dos alimentos naturais são mais difíceis de se conservar do que os alimentos industrializados. Eles possuem uma validade consideravelmente menor, fazendo com que tenham uma vida mais curta. Obviamente, isso não significa que eles não devam ser consumidos, muito pelo contrário. Eles apenas necessitam de mais cuidados do que outros alimentos.
Limão impede que a maçã escureça
De antemão, o escurecimento da maçã se dá por uma reação de oxidação em sua superfície, causada por uma enzima chamada polifenoloxidase quando em contato com o ar. Com isso, para evitar que a maçã escureça, é possível desnaturar essa enzima. Uma das substâncias capazes de fazer isso é o limão.
Portanto, depois de cortar ou descascar a maçã, lembre-se de passar um pouco do suco do limão sob a superfície exposta.
Utilizar a maçã na salada de frutas
Conforme fora dito, o suco do limão é capaz de combater a enzima da oxidação, prevenindo que a maçã escureça. Tal capacidade se dá por causa de sua acidez, que exerce a função de desnaturar a enzima. Dito isso, para obter o mesmo efeito, é possível adicionar a maçã em uma salada de frutas, visto que as outras frutas e o caldo também possuem uma certa acidez.
Sal e água também evitam que a maçã escureça
Em termos gerais, a acidez é uma condição relacionada ao pH. Quanto mais baixo ele for, mais ácido é o produto. Ou seja, a polifenoloxidase se desnatura em meios onde o pH é baixo. Sendo assim, uma solução de água com sal já é suficiente para evitar que a maçã escureça. Basta fazer o mesmo processo que é feito como limão.
Aquecimento como forma de prevenção
Não é apenas a acidez que é capaz de desnaturar uma enzima. A temperatura do ambiente pode exercer o mesmo efeito, sendo possível aplicar esse conceito a maçã. No caso, será necessário esquentá-la, seja no forno ou no fogão. Isso acaba limitando as formas de consumo dela, mas ainda será possível utilizar ela em receitas e similares.
Armazenamento em potes herméticos
Por fim, conforme foi dito anteriormente, a oxidação se dá através da ação da enzima em contato com oxigênio. Ou seja, para evitar que a maçã escureça, podemos tanto combater a enzima quanto reduzir o contato dela com o ar. Para isso, você pode armazenar a maçã em potes herméticos, ou recipientes similares que também exercem essa função. Porém, essa tentativa deve ser feita o mais rápido possível e guardá-la na geladeira.
Leia mais: Qual é a maneira correta e segura de armazenar queijos? Aprenda como fazer