Diferenças entre sudorese e hiperidrose: corra e desvende todas agora

Entenda melhor quais fatores diferem a sudorese da hiperidrose

À primeira vista, sudorese e hiperidrose podem parecer fenômenos corporais muito parecidos, e de fato são. Porém, existe uma diferença crucial entre eles que pode ajudar a determinar se uma pessoa está com algum problema de saúde ou não. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda as principais diferenças entre sudorese e hiperidrose.

Quando se trata de fenômenos do nosso organismo, muitos termos que são utilizados para defini-los acabam sendo confusos, como no caso da sudorese e hiperidrose. Essas são duas condições de nome e mecanismos similares, mas com algumas diferenças práticas muito importantes.

O que é sudorese e hiperidrose de fato?

Primeiramente, a sudorese é nada mais nada menos que o suor normal que produzimos. A principal função dele é regular a temperatura do nosso corpo, sendo comum durante a prática de atividades físicas ou quando estamos sob clima quente. Ou seja, por mais que ela também possa ser um sintoma, a sudorese é um fenômeno completamente normal do nosso corpo, e muito importante para a manutenção de algumas funções corporais e manter a homeostase (equilíbrio fisiológico).

Por outro lado, a hiperidrose é uma condição de saúde onde há uma produção excessiva de suor, porém ela surge independentemente de fatores externos. Aliás, mesmo em repouso se manifesta de forma abundante.

Tal produção geralmente ocorre em regiões específicas, como as palmas das mãos, solas dos pés, axilas, cabeça e tronco. Logo, a diferença entre sudorese e hiperidrose se consiste em um ser um fenômeno normal do corpo, e outro ser uma desregulação desse fenômeno, respectivamente.

homem com hiperidrose
A Hiperidrose acontece em repouso e pode ser causada por doenças. Canva PRO

Quais são as causas da hiperidrose?

De antemão, as principais causas da hiperidrose são a ativação do sistema simpático e elevação da adrenalina. Geralmente, essas condições são desencadeadas por um estado de ansiedade elevado. Ou seja, a hiperidrose ocorre em momentos de estresse ou desequilíbrio emocional, que podem ser despertados por diversos motivos. Entretanto, existem outras condições de saúde que também podem causar a hiperidrose, como:

  • Fibromialgia
  • Insuficiência cardíaca
  • Menopausa
  • Suor noturno
  • Nervo lesionado
  • Doença de Parkinson

Como fazer para tratar a hiperidrose?

Antes de mais nada, como as causas da sudorese e hiperidrose podem ser variadas, é muito importante buscar atendimento médico para caso você esteja sofrendo com esse tipo de condição. Somente a partir da orientação e acompanhamento médico será possível realizar o devido tratamento.

Dito isso, para tratar a hiperidrose, muitas vezes é preciso o uso de medicamentos antiperspirantes, responsáveis por combater a própria transpiração, ou anticolinérgicos. Contudo, dependendo do caso, o tratamento requer outros tipos de procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica na superfície mais afetada pelo suor, que reduz a transpiração excessiva das glândulas. Já, em casos mais graves, pode ser necessário alguma intervenção cirúrgica.

As pessoas com sofrem com hiperidrose devem se mantem calmas quando entrarem na crise. Ademais, é importante buscar apoio psicológico para aprender a lidar da melhor maneira possível com sua condição de saúde.

Finalmente, as opções de tratamento devem ser colocadas em práticas o quanto antes para ter controle da situação e deixar que o suor ou a hiperidrose atrapalhem a vida profissional, com amigos ou mesmo familiares.

Leia mais: Pelinhas nas unhas e onicofose: o que causa e como evitar que apareçam

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Você sabe o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza. Por isso, hoje, no News Cotidiano, vamos te dar dicas para cuidar da saúde e elevar sua autoestima nas alturas.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação