Tem cheiro de chulé no pé? Saiba como fazer para evitar e eliminar de vez

O chulé no pé, ou seja, a Bromidrose plantar, pode ser um incômodo para muitos, portanto aprenda a evitá-lo.

Como combater odores no pé? O cheiro de chulé, ou seja, a Bromidrose plantar, pode ser um grande incômodo para muitos. Na verdade, existem pessoas que infelizmente têm muita dificuldade de se livrar desse mau cheiro. Porém, a solução para esse problema é mais simples do que parece, sendo necessário apenas alguns cuidados. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer para evitar e eliminar o cheiro de chulé do pé.

Sem dúvidas, o cheiro de chulé é extremamente desagradável, sendo difícil conviver ao lado de alguém afetado por esse problema. Entretanto, é possível notar que as pessoas que possuem chulé geralmente possuem alguns hábitos e costumes em comum, ou até mesmo carecem dos mesmos cuidados. É nessa direção que se encontra o problema, e a solução para o mesmo.

O que causa o cheiro de chulé no pé?

Oleosidade

Você já ouviu falar de Bromidrose plantar, o famoso chulé no pé, como muitos conhecem? Esse problema de saúde acontece por ações de bactérias sob o suor mais oleoso, e como o pé é um ambiente úmido e quente, ele se torna um prato cheio para as bactérias se proliferarem e causar o mau cheiro.

Higiene

No caso, ao contrário do que muitos podem pensar, o cheiro de chulé não é causado diretamente pela falta de higiene nos pés. Como mostramos, o odor é causado por bactérias, e a falta de higiene é apenas um dos descuidos que pode piorar a situação.

De antemão, toda a superfície da nossa pele é repleta de bactérias, e com os nossos pés não é diferente. Entretanto, as bactérias que vivem nessa região se desenvolvem muito bem quando há a presença de suor e pele morta, pois elas utilizam desses elementos para sua alimentação e sobrevivência.

Hormônios na puberdade

A produção de hormônios na puberdade também acentua o problema. Além disso, existe ainda a hiperidrose, que piora o mau cheiro no pé. Tendo em vista que o suor excessivo surge sem motivo aparente na hiperidrose, inclusive em repouso.

Diabetes e outras doenças

Algumas doenças em que há desequilíbrio hormonal pode haver piora no cheiro do suor e causar o chulé no pé, além de odores na axila etc.

Leia mais: 8 hábitos que podem fazer pessoas se afastarem de você

Como fazer para prevenir o chulé, ou seja, a Bromidrose plantar?

Ainda não se sabe a cura para a Bromidrose plantar. Diante disso, o acompanhamento médico é essencial, pois irá tratar as doenças de base que aumentam o mau cheiro do suor.

Outrossim, os cuidados de higiene entre outros, deverão ser constantes para evitar mau cheiro no corpo. Tendo em mente que as bactérias, hormônios etc., são responsáveis pela piora do chulé, é preciso adotar certos cuidados para impedir que elas causem esse fenômeno. Como exemplo de alguns desses cuidados, é possível citar:

  • Secar bem os pés, especialmente entre os dedos, após tomar banho.
  • Fiscalizar e tratar a presença de pé-de-atleta (frieira entre os dedos).
  • Dê preferência por meias de algodão ou matérias que melhoram a transpiração da pele.
  • Evitar o uso de calçados fechados e apertados, bem como de caçados de plástico.
  • Deixar os sapatos em um local arejado, depois que você terminar de usar.
  • Lavar os calçados pelo menos uma vez por semana, utilizando os produtos certos.
  • Não utilizar o mesmo sapato com frequência, buscando alternar o uso com outros calçados.
  • Aplique talcos e pós antissépticos nos calçados antes de usá-los.
  • Use limão, vinagre e bicarbonato no molho das roupas suadas, inclusive as meias com cheiro de chulé.

Leia também: O que causa joanete no dedão do pé? Será que tem tratamento? Descubra

Cheiro de chulé no pé: receita caseira para eliminar o odor

Por fim, por mais que a prevenção contra o chulé seja uma das partes mais importante, também é preciso aprender a eliminar o cheiro caso ela tenha sido comprometida de alguma forma. Felizmente, o processo em si é bastante simples, porém pode levar até cerca de uma semana para que faça o real efeito.

Receita caseira com vinagre de maçã

No caso, para eliminar o cheiro de chulé, é preciso preparar uma bacia com água morna. Nela, você deve adicionar tomilho e vinagre de maçã, e em seguida mergulhar os seus pés. Feito isso, deixe eles de molho por cerca de 5 a 10 minutos e, passado o tempo, basta esfregar eles. Repita esse processo diariamente por até uma semana, e o mau cheiro já terá ido completamente embora.

Leia mais: Como fazer para eliminar CC com facilidade? Chegou a hora de se livrar de vez

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Muitos não sabem, mas os limões são frutas bastante poderosas. Eles são muito usados na gastronomia, mas em outras situações do dia a dia também uma mão na roda, com tantas utilidades e benefícios. Hoje, resolvemos fazer um compilado com os tipos de limão, bem como suas características. Confira e lembre-se, o limão é antibactericida e ajuda a eliminar o mau cheiro nas roupas, axilas e nas meias com chulé.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação