Doença de Paget: conheça os principais sinais e sintomas da doença

A doença de Paget é uma condição óssea rara que atinge, principalmente, os ossos do crânio, coluna vertebral e quadril. Dentre as suas características podemos citar um crescimento anormal dos ossos, e que, partir disso, podem se tornar fracos e propensos a fraturas.  Dentre as causas podemos citar possíveis alterações genéticas e geralmente afeta pessoas acima dos 50 anos. Entenda mais sobre a doença, aqui no SaúdeLAB.

Sintomas da doença de Paget

Os sinais e sintomas da doença de Paget podem ter características diferentes de acordo com o osso acometido. No entanto, os pacientes que desenvolvem a doença relatam mais comumente dor óssea, fraqueza muscular, deformidade óssea e dificuldade em movimentar a articulação afetada. Aliás, outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão e calor na área afetada, bem como sensibilidade ao toque. Inclusive, em casos graves, a doença de Paget pode causar problemas neurológicos, como dificuldade em andar ou problemas de equilíbrio.

Quando a incidência da doença na população, podemos dizer que a prevalência é indefinida, mas em algumas populações mais suscetíveis são de cerca de 3 a 3,7% em pessoas acima de 40 anos de idade. A doença é rara antes dos 55 anos, mas aumenta em prevalência após esta idade. Em alguns países afetam cerca de 5% das mulheres e 8% de homens na oitava década de vida.

Leia também: Hérnia Inguinal: Quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

Diagnóstico e tratamento da doença de Paget

O diagnóstico da doença de Paget geralmente é feito através de exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia óssea para confirmar o diagnóstico. No entanto, a consulta com um médico especialista é indispensável.

O tratamento da doença de Paget depende da gravidade da condição e do osso afetado. O tratamento pode incluir medicamentos para controlar a dor e a inflamação, bem como para reduzir o crescimento anormal dos ossos. Em casos graves, pode ser necessária cirurgia para corrigir a deformidade óssea ou para estabilizar o osso afetado.

Em geral, a doença de Paget é uma condição crônica que requer monitoramento contínuo e tratamento ao longo da vida. Portanto, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, prevenir complicações e manter a qualidade de vida. Aliás, é importante trabalhar com um especialista em doenças ósseas para garantir que você esteja recebendo o melhor tratamento possível.

Procure um médico em caso de suspeita

A doença de Paget é uma condição rara que afeta os ossos e pode causar dor, fraqueza muscular e deformidade óssea. Se você suspeitar que pode ter a doença de Paget, é importante consultar um médico para realizar exames de imagem e avaliar o tratamento adequado.

Assim, o tratamento pode incluir medicamentos e, em casos graves, cirurgia. É importante trabalhar com um especialista em doenças ósseas para garantir que você esteja recebendo o melhor tratamento possível e para monitorar a evolução da doença. Além disso, é importante lembrar que a doença de Paget é uma condição crônica, e é importante seguir as recomendações do seu médico para garantir a melhor qualidade de vida possível.

Continue a leitura: Pensando em fazer um check up geral da saúde? Saiba que não pode ficar de fora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação