Doença de Paget: conheça os principais sinais e sintomas da doença

A doença de Paget é uma condição óssea rara que atinge, principalmente, os ossos do crânio, coluna vertebral e quadril. Dentre as suas características podemos citar um crescimento anormal dos ossos, e que, partir disso, podem se tornar fracos e propensos a fraturas.  Dentre as causas podemos citar possíveis alterações genéticas e geralmente afeta pessoas acima dos 50 anos. Entenda mais sobre a doença, aqui no SaúdeLAB.

Sintomas da doença de Paget

Os sinais e sintomas da doença de Paget podem ter características diferentes de acordo com o osso acometido. No entanto, os pacientes que desenvolvem a doença relatam mais comumente dor óssea, fraqueza muscular, deformidade óssea e dificuldade em movimentar a articulação afetada. Aliás, outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão e calor na área afetada, bem como sensibilidade ao toque. Inclusive, em casos graves, a doença de Paget pode causar problemas neurológicos, como dificuldade em andar ou problemas de equilíbrio.

Quando a incidência da doença na população, podemos dizer que a prevalência é indefinida, mas em algumas populações mais suscetíveis são de cerca de 3 a 3,7% em pessoas acima de 40 anos de idade. A doença é rara antes dos 55 anos, mas aumenta em prevalência após esta idade. Em alguns países afetam cerca de 5% das mulheres e 8% de homens na oitava década de vida.

Leia também: Hérnia Inguinal: Quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

Diagnóstico e tratamento da doença de Paget

O diagnóstico da doença de Paget geralmente é feito através de exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia óssea para confirmar o diagnóstico. No entanto, a consulta com um médico especialista é indispensável.

O tratamento da doença de Paget depende da gravidade da condição e do osso afetado. O tratamento pode incluir medicamentos para controlar a dor e a inflamação, bem como para reduzir o crescimento anormal dos ossos. Em casos graves, pode ser necessária cirurgia para corrigir a deformidade óssea ou para estabilizar o osso afetado.

Em geral, a doença de Paget é uma condição crônica que requer monitoramento contínuo e tratamento ao longo da vida. Portanto, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, prevenir complicações e manter a qualidade de vida. Aliás, é importante trabalhar com um especialista em doenças ósseas para garantir que você esteja recebendo o melhor tratamento possível.

Procure um médico em caso de suspeita

A doença de Paget é uma condição rara que afeta os ossos e pode causar dor, fraqueza muscular e deformidade óssea. Se você suspeitar que pode ter a doença de Paget, é importante consultar um médico para realizar exames de imagem e avaliar o tratamento adequado.

Assim, o tratamento pode incluir medicamentos e, em casos graves, cirurgia. É importante trabalhar com um especialista em doenças ósseas para garantir que você esteja recebendo o melhor tratamento possível e para monitorar a evolução da doença. Além disso, é importante lembrar que a doença de Paget é uma condição crônica, e é importante seguir as recomendações do seu médico para garantir a melhor qualidade de vida possível.

Continue a leitura: Pensando em fazer um check up geral da saúde? Saiba que não pode ficar de fora

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1166