Hérnia Inguinal: quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

A hérnia inguinal é uma doença de alta incidência da população adulta, principalmente após os 40 anos. Estima-se, por exemplo, que em torno de 20% dos homem podem desenvolver hérnia inguinal em algum momento da vida.

Já as mulheres são menos acometidas, no entanto, ainda pode ocorrer em até 5% após os 40 anos de idade, principalmente naquelas que ficaram grávidas várias vezes Portanto, saber quais são as causas da hérnia inguinal além de quais são os tipos, se dói e como é feito o tratamento, é muito importante.

Sendo assim, ao longo deste artigo do SaúdeLab vamos apresentar todas essas informações e muito mais. Acompanhe!

Saiba quais são as causas da hérnia inguinal

Muitos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hérnia inguinal, mas antes de mais nada, é indispensável que você saiba o que é uma hérnia para poder entender essa doença.

A hérnia ocorre quando uma parte de algum órgão se desloca do seu local habitual por meio de um orifício, sendo que isso acontece normalmente por causa de uma flacidez no músculo ou no tecido que está envolta, por isso que um dos principais sintomas da hérnia são dores abdominais.

Dessa forma, saiba que existem vários tipos de hérnia, sendo que a hérnia inguinal é quando o intestino encontra alguma região do tecido abdominal mais fraca e se desloca para essa região. Vale ressaltar que nos homens a hérnia se desloca para o saco escrotal.

Então, se uma pessoa tem uma musculatura abdominal mais fraca, as chances de desenvolver a hérnia inguinal são maiores. A seguir, você vai descobrir quais são as causas dessa hérnia, os tipos e como é feito o tratamento, por exemplo. Continue lendo e saiba com mais detalhes cada um dos tópicos!

Veja também: Sente Dor no Ciático? Pesquisadores fazem descoberta incrível sobre a origem dela

Tipos de hérnia

Como citado acima, existem mais de um tipo de hérnia inguinal, sendo atualmente conhecidas duas a indireta e a direta, logo ambas apresentam características distintas. A hérnia inguinal indireta é a mais comum entre as pessoas, isso porque ela já pode ser do tipo congênita.

Nos homens, devido terem orifício inguinal na virilha reduzido, pode acontecer de quando este orifício é grande demais há a formação de uma hérnia inguinal. Por outro lado, a hérnia inguinal direta é um tipo de hérnia inguinal que se desenvolve quando o intestino sai por um orifício que se forma na parede abdominal, sendo que é mais comum que ocorra na zona da virilha.

Hérnia Inguinal.
Hérnia Inguinal. Foto: Canva PRO

Causas da hérnia inguinal

Mas afinal, o que pode causar esse deslocamento do intestino e o tecido abdominal mais fraco? A verdade é que ainda não se sabe com clareza o que causa, mas existem alguns fatores que podem contribuir, como tosse excessiva, prisão de ventre, sobrepeso e vômitos contínuos, por exemplo.

Mas, além desses fatores, carregar muito peso ao longo da vida, sendo esse último item um dos fatores mais comuns para que a hérnia se desenvolva em pessoas com mais de 50 anos.

Por que a hérnia Inguinal dói? 

A causa da dor da hérnia inguinal está relacionado com complicações da doença como o estrangulamento de parte do intestino, por exemplo, neste caso recomenda-se a intervenção cirurgica para evitar possíveis rompimentos e complicações bem mais sérias. A dor também pode ser gerada por um acúmulo de líquidos na região da hérnia, que gera inchaço na pele e consequentemente a dor no local.

Como é feito o tratamento?

A boa notícia é que existe tratamento. Para aliviar as dores é muito comum os médicos passarem medicamentos, porém quando em estágio avançado, o ideal é que façam uma cirurgia.

Tem como prevenir?

Sim. Por meio de algumas sanções que você pode realizar no seu dia a dia, como cuidar da alimentação e praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional. Você pode evitar que essa doença se desenvolva, como evitar carregar pesos e forçar a região do abdômen de forma excessiva e contínua.

Veja também: Dor no pé da barriga é grave? Descubra possíveis causas e o que fazer

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 979