Especialista orienta cuidados da saúde no verão: “Mantenha a rotina”

Entenda como os dias nublados também podem ser perigosos para a pele

Chegou o verão, a estação do ano mais amada pelas famílias em férias. Porém, o sol em excesso pode ser perigoso e requer cuidados em cada passeio, principalmente no banho de piscina, ida à praia ou mergulho no mar.

Por isso, a professora do curso de Medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN), Ariane de Paula Maywald, dá dicas exclusivas ao SaúdeLab, de cuidados com a saúde. A priori, para minimizar os efeitos das mudanças bruscas de rotina, ela garante que é importante manter alguns hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e sono mesmo nas férias.

Cuidados com a saúde no verão

Começando pela pele, manter a rotina de cuidados é primordial. Segundo a médica dermatologista, hidratantes corporais e faciais, protetor solar, sabonete apropriado, assim como produtos anti-idade ou antioxidantes.

Aliás, não é necessário suspender os cosméticos em períodos de exposição solar ou de viagens. Porém, é primordial o uso do protetor solar no verão, período mais quente do ano. O uso correto pode evitar manchas, envelhecimento precoce e ainda reduzir o risco de câncer.

“O principal erro cometido pelas pessoas que viajam para a praia é não fazer o uso de protetor solar em dias nublados. A radiação solar atravessa as nuvens e por isso pode causar queimaduras na pele”, explica Ariane.

Leia também: Micose no Verão: saiba como prevenir e tratar a infecção fúngica comuns nos pés, unhas e couro

Use os produtos adequadamente

Entretanto, é preciso passar o produto a cada duas ou três horas e evitar exposição prolongada ao sol. Além disso, a hidratação deve ser reforçada, com a ingestão mínima de cerca de três litros de líquidos ao dia para evitar mal estar e insolação.

A especialista lembra ainda do sistema imunológico que pode ser abalado pela falta de rotina. “No verão reduzimos nossas horas de sono, paramos com os exercícios físicos, aumentamos a ingestão de álcool. Nas férias abusamos de alimentos industrializados, processados, frituras e doces”, pontua a professora.

Então, o sistema imunológico sofre um prejuízo importante por cada uma dessas mudanças. Portanto, a melhor forma de minimizar esse prejuízo é buscar manter a qualidade do sono e da alimentação.

Por fim, a professora orienta a evitar os exageros. “Pode parecer clichê, mas essa é uma máxima que funciona. Não há problema em comer os petiscos que tanto gostamos, tomar um vinho ou cerveja, com parcimônia. E, sempre que possível, ingerir frutas, vegetais e muita água”, finaliza.

Leia também: Verão: como manter a saúde e a beleza dos fios na estação mais quente do ano

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação