Estudo aponta que atividade física é mais eficaz que medicamentos para depressão

Saiba quais os benefícios de fazer exercícios físicos regularmente

A princípio, uma das doenças mais comuns no momento é depressão e ansiedade, milhares de pessoas sofrem com sintomas desses problemas emocionais. De acordo com estudo realizado por cientistas apontou que realizar atividade física pode ajudar a melhorar os sintomas. Sabendo disso,  o blog SaúdeLab mostra quais os benefícios de fazer exercícios regularmente.  

Estudo aponta que realizar atividade física ajuda a melhor sintomas de depressão

Segundo a pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Austrália do Sul eles concluíram que a prática de atividade física é 1,5 vezes mais eficaz para melhorar sintomas de depressão. Ou seja, em comparação a utilização de psicoterapia e medicamentos ele mostra-se ser mais eficiente. 

Entenda que neste novo estudo , os cientistas observaram e avaliaram outras sete pesquisas, e realizou 1.039 ensaios com 128.119 participantes. Durante 12 semanas de exercícios notaram eficácia e melhora de sintomas de problemas de saúde mental. 

Principalmente, para pessoas que apresentam sintomas de depressão, ansiedade, e angústia. A pesquisa revela que os maiores benefícios foram apontados principalmente para pessoas com depressão, gestantes e puérperas. Assim como pessoas saudáveis, diagnosticadas com HIV e doenças renais. 

Deste modo, para realização do estudo foram praticados diferentes tipos de atividade física. Dentre eles exercícios aeróbicos como caminhada, treino de resistência, pilates, yoga. No entanto, foram os exercícios de alta intensidade que mostraram ser mais eficientes na melhora dos sintomas de depressão e ansiedade. 

No entanto, uma das responsáveis pelo estudo, a pesquisadora sênior e professora da UniSa, Carol Maher, ressaltou que não é preciso ficar muito tempo fazendo atividade física. Sendo assim, ela explica que para obter resultado na sua saúde mental. 

Saiba também: Pés inchados? Saiba quais são as principais causas e formas de solucionar

Quais os benefícios de realizar atividade física? 

Como podemos notar a prática de atividade física faz muito bem para a nossa saúde mental. Porém ela traz vários outros benefícios para a nossa saúde. Nesse sentido, ao realizar regularmente exercícios o indivíduo notará uma mudança física e mental. 

A sensação de bem estar fará parte da sua rotina, visto que ele irá fortalecer o seu sistema imunológico contribuindo para prevenir fatores de risco e doenças crônicas. Diminuirá a pressão arterial, e melhora a circulação sanguínea. 

Sendo assim, controla a glicemia e as complicações da diabetes, evita a perda óssea, emagrece e ajuda a controlar o peso, melhora o sono e o humor. Portanto, não existe justificativa para não praticar atividade física. Para escolher e realizar o exercício mais adequado para você, procure um médico para orientar.

Por fim, saiba que tem um exercício que todos podem praticar sem nenhuma contra indicação, além de ser muito barato. Caminhar! Isso mesmo! Essa atividade não custa nada, basta fazer uma caminhada de 10 minutos 3 vezes por semana. 

Leia também: Quanto tempo dura o puerpério? Entenda mais sobre o período


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação