Sensibilidade nos dentes: quais são as as causas e como fazer para aliviar

Se você sofre com dentes sensíveis, venha aprender o que fazer para resolver

De antemão, ter dentes sensíveis é um problema extremamente comum. Apesar de não ser uma condição de saúde grave, ela pode ser bastante incômoda e debilitante, de forma a piorar a qualidade de vida no dia a dia. Portanto, para que você saiba como lidar com esse tipo de problema, o SaúdeLab vai te ensinar quais são as causas e como fazer para aliviar a sensibilidade nos dentes.

Sem dúvidas, os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis. Manter uma boa higiene diária, utilizando todos os produtos necessários, é uma garantia para que nossa boca não adoeça ou fique com mau hálito. Mas infelizmente não é todo mundo que tem essa precaução. Com isso, muitos acabam desenvolvendo problemas como dentes sensíveis, que além doloroso, requer atenção e cuidados.

O que é, e quais as causas de dentes sensíveis?

Primeiramente, antes de falar das formas de cuidar da sensibilidade nos dentes, é preciso entender o que ela é. No caso, o problema está diretamente ligado à raiz do dente e à dentina, uma camada mais interna dele. Quando o esmalte do dente sofre algum tipo de desgaste, ou a gengiva fica mais retraída, a dentina fica mais exposta. Isso faz com que a proteção da raiz do dente seja muito reduzida, aumentando a sensibilidade dele.

Além de maus hábitos alimentares e de higiene bucal, diversos fatores podem causar esse problema. Um deles é o bruxismo, que através do ranger de dentes, promove o desgaste do esmalte. O mesmo vale para cáries, que corroem o esmalte, e até procedimentos como o clareamento, que podem causar inflamação. Dito isso, vale salientar que dentes sensíveis precisam ser tratados não só pela dor, mas também porque eles podem levar a outros problemas.

Leia mais: Você sabe escovar os dentes corretamente? Veja os 8 erros mais comuns

Como saber se você está com sensibilidade nos dentes?

Quando os dentes estão mais sensíveis que o normal, é possível notar o problema ao ingerir determinados tipos de bebidas e comidas. Inclusive, quem tem esse problema sente dor frequentemente ao beber água gelada. Isso se dá pelo fato de que, geralmente, a dor se apresenta ao tomar bebidas muito quentes ou geladas, muito doces ou muito azedas, ou apenas muito ácidas. Ou seja, esse tipo de bebida infelizmente deve ser evitada.

Sob o mesmo ponto de vista, existem alguns hábitos que também causam dor nesses casos. Por exemplo, respirar o ar de ambientes muito frios, como um quarto com ar condicionado, pode ser problemático. Até escovar os dentes, dependendo de como a escovação é feita, acaba sendo doloroso para quem sofre com esse problema. Com isso, fica claro que a sensibilidade nos dentes afeta bastante o dia a dia e qualidade de vida da pessoa.

Como aliviar e tratar a sensibilidade dos dentes?

Por fim, agora resta apenas aprender o que fazer quando se está com os dentes sensíveis. Antes de ir em busca de um tratamento, é possível tomar algumas medidas para evitar a dor. Dentre elas, as mais importantes são:

  • Evitar o consumo de bebidas e comidas muito ácidas, doces, geladas ou quentes.
  • Utilizar pastas de dente com bastante flúor, ou específicas para dentes sensíveis.
  • Escovar os dentes com leveza e usando uma escova com cerdas bem macias.

Em relação ao tratamento, ele pode variar de acordo com a causa do problema. Logo, é importante que você consulte o seu dentista para que ele possa fazer um diagnóstico. Dependendo da situação, é possível reduzir a sensibilidade nos dentes através de tratamentos a base de flúor, cremes dentais especiais, produtos dessensibilizantes, ou terapias com laser.

Leia mais: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação