Quais os tipos de câncer mais comum em pessoas com menos de 40 anos? Saiba mais

Saiba que jovens também podem desenvolver tumores malignos

Geralmente, o câncer é frequentemente diagnosticado em pessoas que estão acima dos 60 anos, contudo, cada vez mais jovens também podem desenvolver a doença. Por isso, o blog SaúdeLab de hoje, mostra para você quais são os tipos de câncer mais comuns em pessoas abaixo dos 40 anos.

Câncer também atinge pessoas jovens, descubra quais são?

O câncer é uma doença na qual contém mais de 100 tipos e todos têm em comum o crescimento desordenado de células. Logo depois estas células vão de maneira rápida se dividindo e as células se agrupam formando tumores.

A princípio, é uma doença causada por uma mutação genética e pode surgir em qualquer parte do corpo, os mais comuns no Brasil são de Próstata e de Mama. Principalmente, em pessoas com mais de 60 anos, pelo fato que o envelhecimento ocorre um desajustes na divisão celular favorecendo o surgimento da doença.

No entanto, está muito enganado quem pensa que pessoas abaixo dos 40 anos não podem correr o risco de desenvolver tumores malignos. Saiba que o crescimento de diagnósticos entre os jovens vem crescendo e se tornando algo muito comum.

Dentre os tipos de câncer mais comuns entre os jovens estão:

  • Tumor cerebral,
  • Câncer de mama,
  • Câncer de colo de útero,
  • Carcinomas, especialmente do sistema digestivo;
  • Câncer de testículos e ovários,
  • Câncer de tireoide e
  • Linfomas.

Leia também: Seu olho treme? Saiba por que isso acontece e quando é preciso ir ao médico

Diagnóstico precoce

De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), um dos cânceres que tem crescido entre pacientes com menos de 50 anos. São de intestino, mama, estômago e pâncreas. Antigamente era muito comum em pessoas mais velhas.

No entanto, os cientistas responsáveis pela pesquisa revisaram os registros de câncer de 44 países e observaram que a incidência de início precoce está aumentando. Inclusive de maneira muito rápida em vários países de renda média e alta.

De modo, não se trata de falta de ausência de recursos de saúde. Um dos principais motivos  citados pelos pesquisadores está no estilo de vida da sociedade. Para eles existe um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, obesidade, sedentarismo e distúrbios do sono. Estes são hábitos que favorecem o surgimento da doença. 

Portanto, independente da faixa etária é preciso ficar atento aos sinais e mudanças no corpo. Fazer exames regulares também é uma maneira de descobrir o câncer precocemente e realizar o tratamento. Desta maneira, é possível curar-se da doença.  

Saiba também: Anvisa aprova a primeira vacina contra dengue que pode ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação