Goiaba prende ou solta o intestino? A resposta vai te surpreender

A grande maioria das frutas afeta nossa saúde intestinal de alguma forma

No Brasil, a goiaba é uma fruta extremamente acessível, e em quase toda região do país. Isso favorece o consumo dela por parte das pessoas, o que pode vir a ser bastante benéfico para a saúde delas, tendo em vista que a goiaba apresenta inúmeras propriedades interessantes para a saúde. Dito isso, venha com o o SaúdeLab, confira se a goiaba prende ou solta o intestino, e fique por dentro dos detalhes.

A princípio, muitos subestimam o potencial da goiaba, seja como fruta ou como um ingrediente na cozinha. A famosa goiaba é um doce saboroso e muito tradicional no nosso país, sem falar do suco de goiaba que é simplesmente uma delícia. Já em relação à própria fruta, ela é recheada de nutrientes, os quais podem ser muito benéficos para a nossa saúde a curto e longo prazo.

A goiaba prende ou solta o intestino?

De maneira geral, muitas frutas são capazes de prender ou soltar o intestino graças a presença de fibras em sua composição. Entretanto, dizer  se a goiaba prende ou solta o intestino é uma tarefa um pouco mais complicada, visto que é preciso levar em considerações outros fatores além das fibras.

Primeiramente sim, a goiaba é uma fonte considerável de fibras. Elas estão diretamente ligadas com a manutenção do funcionamento intestinal, promovendo a saúde e trânsito dele, e favorecendo a evacuação. Mas dependendo do caso, elas também são boas para prender o intestino, e não apenas soltá-lo.

Por outro lado, o que deixa a dúvida de se a goiaba prende ou solta o intestino é a presença de alguns fitoquímicos na fruta. Esse tipo de composto, presente na polpa e sementes, reduzem a atividade do intestino. Isso acaba retardando a evacuação, agindo de forma contrária às fibras e prendendo o intestino.

Portanto, devido à sua composição, a goiaba prende o intestino e não solta. Portanto, se você está com o intestino solto é uma boa ideia consumir a goiaba.

Leia mais: Conheça 5 benefícios da goiaba e saiba consumir da melhor forma

Maneiras eficientes de usar a goiaba para o intestino

Tendo em mente que a goiaba tem o potencial de soltar ou prender o intestino, é preciso saber como usar ela do jeito certo para que quadros como constipação intestinal e diarreia possam ser melhorados, e não agravados. No caso, se você está com o intestino solto, então apenas consumir a goiaba, seja in natura ou na forma de sucos, já pode ser de grande ajuda para melhorar o funcionamento do órgão.

Goiaba prende ou solta o intestino.
Goiaba prende ou solta o intestino? Foto: Canva PRO

Entretanto, se você está com o intestino preso, existem dois cuidados importantes. O primeiro é que a fruta deve ser consumida com moderação e, se possível, sem suas sementes. E o segundo é que ela deva estar acompanhada de água, pois ela ajuda as fibras a cumprirem com sua função. Seguindo essas dicas, pouco importar se a goiaba prende ou solta o intestino, já que você poderá ter acesso a ambos os benefícios com ela.

Outros benefícios da goiaba para a saúde

Por fim, agora resta apenas conhecer algumas das outras propriedades que a goiaba oferece para a saúde. Afinal, não é apenas o intestino que acaba sendo beneficiado com ela. Na realidade, todo o organismo pode ser beneficiado com esse consumo. Dito isso, confira a seguir outros benefícios que a goiaba oferece para além do intestino:

  • Ajuda no emagrecimento
  • Aumenta a imunidade
  • Regula o colesterol, glicose e pressão arterial
  • Previne cânceres e a anemia
  • Mantém a pele saudável
  • Ameniza cólicas menstruais

Leia mais: Goiabada é remosa? Descubra se ela pode colocar tudo a perder


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação